quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Mais um ano que começa

Inicia um novo ano letivo e estamos em pleno período de adaptação
A adaptação à creche nem sempre é fácil. Os bebés têm mais facilidade em se adaptar ao que é novo, mas no que diz respeito aos mais crescidinhos, nem sempre é fácil.
Nos primeiros dias a criança tal como os pais, pode sentir alguma dificuldade, o que pode provocar sintomas de mau estar, tais como: falta de apetite, perturbações do sono e situações de angústia.
Por norma aconselha-se aos pais que nos primeiros dias a criança fique poucas horas na creche, isto acontece porque a ansiedade dos pais é grande e reflete-se nas crianças.
Se a criança tem um objeto de transição (boneco, fralda, etc) é importante que este a acompanhe para a creche pois são usados por si como um suporte na conquista da autonomia, uma vez que são uma espécie de substituto materno e permitem à criança organizar-se na ausência das figuras de referência.

Neste período de ansiedade de separação e angústia a criança pode mostrar relutância em deixar os pais, fica rabugenta e difícil de consolar, contudo este comportamento da criança acabará por desaparecer.




Sem comentários:

Enviar um comentário