quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A importância de brincar

 Muitas vezes achamos que as crianças que estão prestes a ingressar na escola primária precisam de trabalhar mais e de brincar menos. Não podemos estar mais enganados, porque brincar estimula a área cognitiva tal como a motora.
Segundo Vygotsky (pedagogo, cientista e pensador russo) quando a criança brinca desliga-se do mundo real o que lhe vai permitir criar situações imaginárias, no entanto imita os comportamentos que vê ao seu redor. Por exemplo, brincar aos “pais e às mães”.
Ao brincar com os seus pares, a criança aprende a respeitar o próximo, a negociar e a partilhar objetos ou brincadeiras que gosta muito - brincar também permite explorar. Freud afirma que ao brincar, a criança demonstra os seus sentimentos, ansiedades e fantasias. Afirma também que a brincadeira é um meio da criança se expressar.



Mais do que uma ferramenta, brincar é uma condição natural e essencial para o desenvolvimento da criança e para criar uma estrutura mais firme para o futuro. Ao brincar, a criança desenvolve a capacidade da atenção e concentração, estimula a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem e do pensamento – e, mais uma vez, vai fazer com que se criem pilares fortes para o futuro.
E por todas estas razões, por vezes, esquecemos as atividades plásticas (orientadas) e brincamos livremente sem medo de estarmos a desperdiçar tempo só porque estamos a brincar.

Banda sonora: David Bowie – Let`s Dance é uma excelente razão para celebrar boa música!

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