Depois
de “Sentir” no 1º período, surge no 2º período o subtema “Brincar” do nosso
Tema Anual “Brincar para Ser Feliz”. E nada melhor do que começar a “Brincar”
com outros amigos de outras salas ou com outros adultos da nossa Instituição.
Foi uma semana rica em brincadeiras e aprendizagens novas, de interação social
e pessoal. Foi possível, valorizar a
brincadeira no dia a dia; promover as aprendizagens através da brincadeira, valorizar
a brincadeira adulto-criança e proporcionar brincadeiras em todas as áreas.
“O tempo e o espaço para
brincar dá oportunidade para a criança desenvolver as competências físicas e de
linguagem, começar a tomar decisões e fazer escolhas, interagir com os outros (fazer
amigos), aumentar a sua autoconfiança, desenvolver a autonomia e independência,
desenvolver a criatividade e imaginação e desenvolver os seus interesses de
forma natural. Além destas competências, através da brincadeira a criança
desenvolve sua capacidade intelectual. De acordo com Vygotsky, a criança
através da brincadeira, vai construindo a definição funcional dos conceitos e,
com isso, vai desenvolvendo o pensamento abstrato e a capacidade de realizar
escolhas conscientes”. In
Projeto Educativo Centro Social Quinta da Boa Vista: Tema Anual 2015/2016.
Com
os amigos e os adultos da sala dos 4 anos, aprendemos brincadeiras antigas:
“Linda Falua” e o “Macaquinho do Chinês”.
Com
a educadora Cátia da sala Mista Laranja, aprendemos o jogo dos “Macacos e dos
Leões” e cantámos a canção da “Ovelhinha” com ajuda do fantoche.
Com
a educadora Mónica e “nossa amiga na sala dos 2 anos”, brincámos e rebentámos “Balões”.
E
mais brincadeiras virão…com a Sala Mista Verde.
Sem comentários:
Enviar um comentário