“O ensino da cultura popular às
crianças é muito importante e enriquecedor. Mostrar aos pequenos as nossas
danças, a nossa música, o nosso folclore, as comidas típicas, as festas e até
os sotaques fará deles cidadãos que conhecem e sabem lidar com as diferenças do
seu povo.”
Por Chris Flores
É por acreditarmos na importância de
transmissão de costumes, saberes e tradições que também comemoramos o Carnaval.
Começámos assim a nossa semana a perguntar
aos nossos meninos se sabiam como era o carnaval e, o Alexandre F. respondeu
logo “o Xande vem de foguetão” e,
acabaram quase todos por nos dizer do que se iam e/ou queriam mascarar.
Então, o Martim de bombeiro Sam ou
cavaleiro, a Raquel de Ruca, o Tomás M. e o Santiago de panda, a Leonor de
velha choné, a Angélica de abelha Maia, o Tiago de cão, a Bárbara de Minie, a
Carlota de abelha Maia, o Sebastian de cavaleiro, o André de Mickey.
Depois colocámos à disposição das crianças
confettis, serpentinas e folhas de cores com cola. Brincaram, brincaram,
divertiram-se e este foi o resultado…
“A
família e a instituição são dois contextos sociais que contribuem para a
educação da mesma criança; importa por isso, que haja uma relação entre estes
dois sistemas.”
In
Orientações Curriculares
E, como este é um dos nossos lemas
“trabalhar em equipa” pedimos mais uma vez a colaboração das nossas famílias na
elaboração e decoração de uma máscara de carnaval. Saíram trabalhos magníficos…
Com essas mesmas máscaras fizemos um jogo
“à caça da minha máscara” e depois fizemos um baile de máscaras.
Fazendo o relato da semana, finalizámo-la
da melhor maneira, aproveitámos o sol e fomos dar uma corrida no ringue…
Adorámos, estamos mesmo a ficar crescidos!


A experiência foi a melhor, desde fazer a máscara até o cortejo.
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