quinta-feira, 17 de março de 2016

Brincando com a Matemática

O desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático é fundamental na idade pré-escolar, pois é desde muito cedo que a criança se depara com situações no seu quotidiano que a levam a desenvolver noções matemáticas de forma natural e espontânea.

O domínio da matemática por parte da criança irá determinar a estruturação do seu pensamento em relação ao espaço e ao tempo, a construção dessas noções são criadas a partir das atividades espontâneas e lúdicas que a criança realiza.

Como referem Abrantes, Serrazina e Oliveira (ME, 1999, p.18) “todas as crianças devem desenvolver a sua própria capacidade de usar matemática para analisar e resolver situações problemáticas, para raciocinar e comunicar, assim como a auto-confiança necessária para fazê-lo”.

A matemática no pré escolar não é somente a aprendizagem dos números, a matemática é uma área mais vasta, que passa pela classificação, formação de conjuntos, seriação e ordenação, tempo e espaço, etc.

A criança após algumas aquisições consegue determinar princípios lógicos que lhe permitem classificar e estabelecer relações entre objetos, assim as propriedades dos objetos levam a criança a classifica-los pela sua cor, forma, tamanho… 

A aquisição do conceito de número e/ ou quantidade é muito importante, porque o conceito de número exige a construção mental abstrata de quantidade. 
As noções temporais implicam a familiarização da criança com as rotinas, noções de dia e semana. Após a criança realizar muitas vivências do tempo e de uma maturação neurológica é que a criança interioriza estas noções temporais. 

As noções espaciais consistem na tomada de consciência do posicionamento do seu corpo em relação com um objeto, e do seu deslocamento em determinado espaço, só assim a criança aprende o que está perto e longe, em cima em baixo, ao lado, dentro e fora… 


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