O desenvolvimento do raciocínio
lógico-matemático é fundamental na idade pré-escolar, pois é desde muito cedo
que a criança se depara com situações no seu quotidiano que a levam a
desenvolver noções matemáticas de forma natural e espontânea.
O domínio da matemática por parte da
criança irá determinar a estruturação do seu pensamento em relação ao espaço e
ao tempo, a construção dessas noções são criadas a partir das atividades
espontâneas e lúdicas que a criança realiza.
Como referem Abrantes, Serrazina e
Oliveira (ME, 1999, p.18) “todas as
crianças devem desenvolver a sua própria capacidade de usar matemática para
analisar e resolver situações problemáticas, para raciocinar e comunicar, assim
como a auto-confiança necessária para fazê-lo”.
A matemática no pré escolar não é
somente a aprendizagem dos números, a matemática é uma área mais vasta, que
passa pela classificação, formação de conjuntos, seriação e ordenação, tempo e
espaço, etc.
A criança após algumas aquisições
consegue determinar princípios lógicos que lhe permitem classificar e
estabelecer relações entre objetos, assim as propriedades dos objetos levam a
criança a classifica-los pela sua cor, forma, tamanho…
A aquisição do conceito de número e/
ou quantidade é muito importante, porque o conceito de número exige a
construção mental abstrata de quantidade.
As noções temporais implicam a
familiarização da criança com as rotinas, noções de dia e semana. Após a
criança realizar muitas vivências do tempo e de uma maturação neurológica é que
a criança interioriza estas noções temporais.
As noções espaciais consistem na
tomada de consciência do posicionamento do seu corpo em relação com um objeto,
e do seu deslocamento em determinado espaço, só assim a criança aprende o que
está perto e longe, em cima em baixo, ao lado, dentro e fora…
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