quinta-feira, 21 de abril de 2016

A importância dos jogos tradicionais

A mãe da Carolina Soares veio desafiar-nos para a realização de jogos tradicionais!

Aprendemos três jogos novos: “A mamã dá licença?”, “Andar com três pés” e o “Jogo da batata”.

Para além de boa disposição e diversão, estes jogos têm uma componente pedagógica muito forte. Aprendemos a trabalhar em equipa para atingir objetivos comuns, desenvolvem o equilíbrio e a motricidade grossa de forma geral e ajudam-nos no autocontrolo.

A aprendizagem de jogos tradicionais também permitem à criança usar um conjunto de estratégias para desenvolver de forma autónoma, em momentos de brincadeira livre.
Um muito obrigada à mãe Cátia pelo momento de alegria que nos proporcionou…teríamos ficado o dia inteiro a realizar o jogos sem nos cansarmos J

O grupo dos 4 anos já não dorme…que crescidos!
Na hora da sesta os 4 juntam-se aos 5 anos para mais brincadeira e novas aprendizagens.
Temos realizado trabalho orientado e realizado jogos dinâmicos para a aquisição de novas competências. Como foi o caso do “jogo do pescador”, cujo o objetivo era descobrir que atributos comuns tinham as crianças que estavam no meio da roda, o “jogo dos peixinhos” que sugere a contagem numérica e a subtração e o “jogo do telefone estragado” onde trabalhámos o vocabulário e a atenção.


Temos estado à altura de todos os desafios…5 estrelas para todos!

2 comentários:

  1. Eu é que agradeço a este grupo magnífico de pequenos e graudas!! Foi um prazer brincar convosco! Um beijinho grande e parabéns pelo excelente trabalho!!!

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a este grupo por ter muitas ideias sobre meus assuntos. Que necessitava

    ResponderEliminar