sexta-feira, 1 de abril de 2016

Tentativas de Escrita

A criança vai crescendo num mundo em que as letras, as palavras e as frases fazem parte do seu dia a dia e estão sempre à sua volta.
Todas estão expostas a situações em que a linguagem escrita está presente. A criança começa a compreender e a formar concepções sobre a escrita, nomeadamente sobre a funcionalidade da escrita.
“… as tentativas de escrita, mesmo que não conseguidas, deverão ser valorizadas e incentivadas.”
In, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar

Inicialmente a criança escreve sem um significado, mas ao fim de algum tempo ela entra numa nova fase, que representa uma evolução na aprendizagem da linguagem escrita – compreende que a escrita tem um significado. Assim, as garatujas passam a assumir um significado. E as suas tentativas de escrita vão-se aproximando, cada vez mais, das letras e da escrita convencional.
 “Neste processo emergente de aprendizagem da escrita, as primeiras imitações que a criança faz do código escrito vão-se tornando progressivamente mais próximas do modelo…
In, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar


Sem comentários:

Enviar um comentário