A
criança vai crescendo num mundo em que as letras, as palavras e as frases fazem
parte do seu dia a dia e estão sempre à sua volta.
Todas
estão expostas a situações em que a linguagem escrita está presente. A criança
começa a compreender e a formar concepções sobre a escrita, nomeadamente sobre
a funcionalidade da escrita.
“… as tentativas de escrita, mesmo que
não conseguidas, deverão ser valorizadas e incentivadas.”
In, Orientações
Curriculares para a Educação Pré-Escolar
Inicialmente
a criança escreve sem um significado, mas ao fim de algum tempo ela entra numa
nova fase, que representa uma evolução na aprendizagem da linguagem escrita – compreende
que a escrita tem um significado. Assim, as garatujas passam a assumir um
significado. E as suas tentativas de escrita vão-se aproximando, cada vez mais,
das letras e da escrita convencional.
“Neste
processo emergente de aprendizagem da escrita, as primeiras imitações que a
criança faz do código escrito vão-se tornando progressivamente mais próximas do
modelo…”
In, Orientações
Curriculares para a Educação Pré-Escolar
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