Explorar os sentidos
“A educação sensorial implica não só o
conhecimento dos órgãos dos sentidos e as suas funções como também, e
fundamentalmente o comprovar que através deles, é possível conhecer-se e
perceber o que nos rodeia, discriminando e distinguindo as propriedades básicas
dos objetos.”
In, Enciclopedia de Educação Infantil,
Vol. I
Na
semana anterior exploramos os nossos sentidos. Fizemos um desenho com
especiarias: canela, cominhos, caril, colorau e erva doce. E também utilizamos
folhas de louro.
Brincadeiras com milhares de anos
Fomos
ao Museu Arqueológico de Odrinhas brincar como os romanos faziam há muitos e
muitos anos atrás. Aprendemos o que vestiam, o que comiam, as suas brincadeiras
e como eram as suas vilas.
Fomos ao Museu
(Bianca) de Odrinhas (Martim V.), jogar jogos (Margarida) muito antigos. (Diogo)
Jogos com nozes, ossinho, corridas de
cavalo de madeira e saltar à corda. (Rodrigo) Eram jogos romanos. (Salvador) E os romanos comiam: uvas, figos, azeitonas
(Martim G.), pão com queijo e manteiga
(M. Luz), nozes, água e leite.
(Eduardo) Eles comiam deitados.
(Diana)
Tomavam 3 banhos: um de água quente, um
de água fria e um de água morna. (Sofia)
Os romanos vestiam túnicas
(Margarida), calçavam sandálias
(David) e meias. (Alice)
As crianças romanas usavam a bulla
(Rodrigo) - amuletos (todos), não se
magoavam, protegiam. Eram mágicos.
(todos) E tinham “professores”
(Martim V.) Os pedagogos ensinavam as crianças. Nesta época os pedagogos eram
escravos – os romanos compravam pedagogos para ensinarem os seus filhos.
As casas eram grandes
(Inês) e no meio tinham um jardim.
(Salvador)
Receita sabonetes
Glicerina
(derrete-se no microondas)
Corante
alimentar
Raspa
de limão
Essência
de limão ou sumo
Gotas
de óleo (alimentar)
-
Forma de silicone
Sem comentários:
Enviar um comentário