quinta-feira, 12 de maio de 2016

Explorar os sentidos

Explorar os sentidos
“A educação sensorial implica não só o conhecimento dos órgãos dos sentidos e as suas funções como também, e fundamentalmente o comprovar que através deles, é possível conhecer-se e perceber o que nos rodeia, discriminando e distinguindo as propriedades básicas dos objetos.”
In, Enciclopedia de Educação Infantil, Vol. I
Na semana anterior exploramos os nossos sentidos. Fizemos um desenho com especiarias: canela, cominhos, caril, colorau e erva doce. E também utilizamos folhas de louro.
Brincadeiras com milhares de anos
Fomos ao Museu Arqueológico de Odrinhas brincar como os romanos faziam há muitos e muitos anos atrás. Aprendemos o que vestiam, o que comiam, as suas brincadeiras e como eram as suas vilas.
Fomos ao Museu (Bianca) de Odrinhas (Martim V.), jogar jogos (Margarida) muito antigos. (Diogo)
Jogos com nozes, ossinho, corridas de cavalo de madeira e saltar à corda. (Rodrigo) Eram jogos romanos. (Salvador) E os romanos comiam: uvas, figos, azeitonas (Martim G.), pão com queijo e manteiga (M. Luz), nozes, água e leite. (Eduardo) Eles comiam deitados. (Diana)
Tomavam 3 banhos: um de água quente, um de água fria e um de água morna. (Sofia)
Os romanos vestiam túnicas (Margarida), calçavam sandálias (David) e meias. (Alice)
As crianças romanas usavam a bulla (Rodrigo) - amuletos (todos), não se magoavam, protegiam. Eram mágicos. (todos) E tinham “professores” (Martim V.) Os pedagogos ensinavam as crianças. Nesta época os pedagogos eram escravos – os romanos compravam pedagogos para ensinarem os seus filhos.
As casas eram grandes (Inês) e no meio tinham um jardim. (Salvador)
 Jogo dos Ossinhos
Jogos das Nozes no Pote
Saltar à Corda 
 Corrida Cavalinhos de Madeira)

Receita sabonetes
Glicerina (derrete-se no microondas)
Corante alimentar
Raspa de limão
Essência de limão ou sumo
Gotas de óleo (alimentar)

- Forma de silicone

Sem comentários:

Enviar um comentário