quinta-feira, 12 de maio de 2016

Explorar

“Explorar” é o subtema para o 3º período do nosso tema anual “Brincar para Ser feliz”, com os objetivos de incutir a curiosidade e espirito científico nas crianças; incentivar o observar, questionar, experimentar/testar e concluir.
Quando vamos brincar no exterior aprendemos muito e vamos descobrindo o mundo à nossa volta…observando, explorando, experimentando, questionando e tirando conclusões.
Enquanto uns brincam com pauzinhos, folhas e pedras…”fazem o almoço” e interagem socialmente uns com os outros (área de formação pessoal e social, desenvolvimento da linguagem e expressão dramática)…fazendo conjuntos de materiais que encontram à sua volta desenvolvendo noções de cor, forma, tamanho e número (área da matemática).
Outros cantarolam (expressão musical) e brincam explorando formas, dimensões, texturas que o ambiente lhe proporciona (expressão plástica) …outros correm, saltam, pulam…(expressão motora).
“Esperem lá, o que está a acontecer aqui?!” Venham cá, venham todos ver…descobrimos uma minhoca gigante!”
“E agora o que fazemos? É muito grande…Ai, está a mexer-se…Cuidado!…Ela morde? Não mexas! Vou buscar um pau grande…Ela vai para a casa dela…é ali no tronco grande…deixa ela passar…” (área do conhecimento do mundo).


“A curiosidade natural das crianças e o seu desejo de saber é a manifestação da busca de compreender e dar sentido ao mundo que é própria do ser humano e que origina as formas mais elaboradas do pensamento…” In Área do Conhecimento do Mundo. Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar. P.79


Sem comentários:

Enviar um comentário