Esta
semana ouvimos uma história no flanelógrafo e depois também nós fomos
experimentar e contar para os amigos. Com a história dos 3 ursinhos aprendemos
várias noções matemáticas: classificámos os objetos da história, seriámos por
tamanhos, realizámos correspondências termo a termo, etc.
“É a
partir da consciência da posição e deslocação dos objetos no espaço, bem como a
sua relação e manipulação que ocupam num espaço, que a criança pode aprender o
que está longe e perto, dentro, fora e entre, aberto e fechado, em cima e em
baixo. É através destas experiências que a criança começa a encontrar
princípios lógicos que lhe permitem classificar e seriar objetos e
acontecimentos de acordo com uma ou mais propriedades, de forma a poder
estabelecer relações entre eles”. In
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar .p. 73.
Motricidade
fina
Também
temos desenvolvido a motricidade fina, por exemplo, através do recorte ou da
pintura em aguarelas, onde tentámos executar movimentos, cada vez mais, com
maior controle e destreza.
Sem comentários:
Enviar um comentário