“Os comportamentos de cada criança, quando
em presença de um meio relativamente novo e de adultos que, muitas vezes, não
conhece, são variáveis e dificilmente previsíveis. Esta transição merece uma
atenção muito especial por parte do/a educador/a e um planeamento cuidado, de
acordo com a situação das crianças e do grupo, tendo em conta que a chamada
“adaptação” da criança, ou seja, a sua inserção na instituição e no grupo,
exige, sobretudo, que o ambiente educativo se adapte às suas necessidades e
características.”
“Importa dar uma especial atenção à criança
nesses momentos, transmitindo-lhe uma visão positiva desta passagem, como uma
oportunidade de crescer, de realizar novas aprendizagens, de conhecer outras
pessoas e contextos, de iniciar um novo ciclo, de forma a sentir confiança nas
suas capacidades para dar resposta aos desafios que se lhe colocam. (…) Para
que as transições possam ser vividas positivamente, é indispensável um
equilíbrio entre as mudanças inevitavelmente introduzidas e a continuidade das
aprendizagens, de modo a que a nova etapa se construa a partir do que a criança
sabe e é capaz de fazer.”
In Orientações Curriculares para o
Pré-escolar, 2016, p.99
Nesta primeira semana na sala nova (e é
nova para todas as 25 crianças), estamos a privilegiar a exploração dos
espaços/áreas da sala, bem como dar a conhecer os espaços exteriores da nossa
quinta, facilitando assim a relações, aquisições e novas aprendizagens, sempre
num ambiente seguro, calmo e afetuoso, tão importante para todas as nossas
crianças.
Desta forma, damos as BOAS VINDAS a todas
as crianças da sala dos 3 anos 2, mas em especial às 10 crianças e famílias que
recebemos de novo no nosso grupo, são eles: António R., Carlota A., Daniela V.,
João S., Joana V., Joana R., Matilde A., Rodrigo A., Salvador M. e a Violeta.
Desejamos acima de tudo que as nossas CRESÇAM
FELIZES!





Quero desde já dar os parabéns a esta equipa que todos os dias faz os nossos filhos serem crianças.
ResponderEliminar