“Como é que tu és? O cabelo é de que cor? E o olhos? És
alto/baixo?”
Para que pudessem
responder a todas estas perguntas, começaram por se irem ver ao espelho grande…também
num espelho mais pequeno, fizemos o jogo da caixa do segredo, onde cada um se
via num espelho pequeno, ouvimos a história “Somos Todos Diferentes” e
finalmente cada um fez o seu registo gráfico e escrito.
“Eu sou M., tenho cabelo
comprido e olhos castanhos.”
“Chamo G. S., sou grande,
tenho aqui o cabelo pequenino, as pernas e os pés. Eu gosto de brincar com os
legos”.
“Eu sou L.S…sou grande. O
meu cabelo é castanho e os olhos também. Gosto de ir passear à casa da avó
porque tem lá o parque…”
“Estivemos a ver nós próprios, ali
no espelho.”
“A
construção da identidade passa pelo reconhecimento das características
individuais e pela compreensão das capacidades e dificuldades próprias de cada
um, quaisquer que estas sejam.” In
Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar.2016.p.34.
“Neste
processo de construção de identidade e da autoestima, o reconhecimento das características
singulares de cada criança desenvolve-se simultaneamente com a perceção do que
tem em comum e do que a distingue de outros, pelo que o reconhecimento de laços
de pertença social e cultural faz também parte da construção da identidade e da
autoestima.” In Orientações Curriculares
para a Educação Pré Escolar.2016.p.34.
Sem comentários:
Enviar um comentário