quinta-feira, 27 de outubro de 2016

À descoberta da escrita

(…) Mais do que todas as crianças atingirem a mesma etapa, o grande objetivo da educação pré-escolar deve ser o de proporcionar oportunidades, para que todas possam ir explorando a escrita, brincando com a escrita, refletindo sobre a escrita e as suas convenções, de uma forma contextualizada, funcional e portanto significativa.
Um dos papéis importantes do jardim-de-infância na aprendizagem da linguagem escrita é o de promover um envolvimento precoce das crianças com a escrita. Isto não significa que o jardim-de-infância assuma o papel do ensino da leitura e da escrita, mas sim que a linguagem escrita não seja ignorada e banida dos contextos pré-escolares. Esta deve ser algo sistematicamente presente e, portanto, que as crianças possam explorar, utilizar, experimentar, compreender e descobrir, progredindo, assim, no seu conhecimento sobre as características da escrita e da sua utilização.
O conceito de envolvimento refere-se a muito mais do que à utilização ou reprodução da escrita. Envolvimento pressupõe vontade, iniciativa, desafio, prazer, assim como desenvolvimento, apreensão e mobilização de estratégias de escrita cada vez mais elaboradas e da sua utilização funcional em contexto social. Assim, este envolvimento só se consegue quando o contexto é rico em experiências de literacia, e as crianças não só veem utilizar, como utilizam a escrita por necessidade, e com objetivos claros, e se sentem desafiadas, satisfeitas e competentes nas suas tentativas.
As crianças podem e devem brincar com a escrita, não só porque gostam e necessitam de o fazer, mas também porque quando se brinca não existe exigência nem pressão para que a tarefa fique correta. Se falhar, não faz mal, e se quiser pode tentar novamente. Assim, associa-se o prazer a uma atividade que noutras circunstâncias poderia ser associada a constrangimentos.
O prazer e a satisfação são também originados pelo sentimento de competência. (…)
(…in “A descoberta da escrita, textos de apoio para Educadores de Infância, 2008.)





Sem comentários:

Enviar um comentário