quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Continuando a valorizar as tradições: S. Martinho


Esta semana foi dedicada ao S. Martinho, época festiva que se aproxima!

Começámos a semana por ouvir a história “A Maria Castanha”.
“É a história de uma menina com cor castanha (Martim), com cabelo cheio de muitos caracóis (Bárbara) que não tinha amigos (Angélica) e foi para o parque e conheceu amigos (Sebastian) e brincou às corridas (Tomás M.) até que bateu no carrinho do senhor que vendia as castanhas (Violeta) e as castanhas caíram todas no chão (António) e o senhor ficou zangado (Tiago). A Maria chorou (Rodrigo) e os amigos ajudaram ela a apanhar as castanhas (Filipe), despois o senhor deu castanhas a todos os meninos (Leonor) e à Maria que ainda não tinha aprovado (Filipe). Depois todos os dias a Maria foi ao jardim ajudar o senhor que vendia as castanhas (Martim) e brincar com os novos amigos (Raquel).”

Decidimos assim fazer uma Maria Castanha para colocar no nosso placard junto da história.


Ficámos também a conhecer a lenda de S. Martinho,
“É a história de um cavaleiro (Sebastian) que passeava no seu cavalo (António) encontrou um senhor pobre (Martim) que estava com muito frio (Leonor) porque chovia muito (Afonso) e fazia frio (Matilde A.), e parou o cavalo (Joana V.) e com a espada cortou a capa (Violeta) no meio (Carlota P.) e deu um bocado ao pobre (Raquel). Logo, logo a chuva parou (Angélica) e o frio parou também (Tomás M.) e chegou o sol quentinho (Sebastian) e o pobre e o cavaleiro Martinho ficaram muito contentes (Todos).”


Dia de S. Martinho
Para comemorar este grande dia, recebemos na nossa sala os meninos dos 5 anos 2 que nos vieram desejar um bom dia, cantando uma bonita canção de S. Martinho “O ouriço já secou, já caiu a castanhinha, …”

A Ana veio acompanhar deixando umas castanhas nos cartuchos de papel à antiga que nós fizemos! E para o almoço esperava-nos água pé de groselha, pois “No S. Martinho comem-se as castanhas e prova-se o vinho”!

Muito obrigada aos meninos dos 5 anos 2 e à Sandra que tão bem acompanhou à viola, ficámos muito contentes com a surpresa!


Sem comentários:

Enviar um comentário