quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Entre histórias…digitinta e mais uma profissão.

A propósito do Dia da Alimentação, ouvimos a história “O Nabo Gigante”, conversámos sobre os legumes, da sua importância numa alimentação saudável, alimentos que fazem bem e os outros que são prejudiciais à saúde, como os açúcares, que só podemos comer poucos e de vez em quando.

Ouvimos também a história “A Galinha Ruiva” ainda no seguimento da nossa visita à Quinta Pedagógica dos Olivais onde fizemos pão…e ainda nos lembrávamos de como se fazia o pão e das fases desde as espigas até à farinha…também realizámos o registo gráfico.

Na área da arte, fizemos digitinta que consiste em desenhar com os dedos ou mãos numa camada de tinta que as crianças espalham sobre a mesa, de seguida coloca-se uma folha por cima, onde fica “gravado” o desenho da criança, depois de secar, esta pode ainda pintar com lápis de cera. Ao tocar, mexer, espalhar, desenhar, as crianças contactam com inúmeras sensações como o sentir uma textura diferente, o cheiro, a cor…desenvolvendo a motricidade fina e a criatividade.




Profissão de Massagista
Tivemos a visita de uma mãe, que veio à nossa sala falar da sua profissão de Massagista, fizemos vários jogos, e depois aprendemos a massajar as costas uns aos outros com as “festinhas de gato: gatinha, gatinha…escorrega”, “a chuva a cair”, “limpar a neve”, “as patas do urso”…Gostámos muito, uma enorme abraço à mãe que nos proporcionou esta manhã tão intensa, calorosa e rica em aprendizagens de sensações e emoções. Foi muito bom conhecer esta profissão de massagista.


Sem comentários:

Enviar um comentário