“O corpo, que a criança vai
progressivamente dominando desde o nascimento e de cujas potencialidades vai
tomando consciência, constitui um meio privilegiado de relação com o mundo e o
fundamento de todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem.”
In, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar,
p. 43
É importante que a criança desenvolva a construção
da sua própria identidade e auto imagem, mediante o conhecimento do seu corpo
como um todo, desenvolvendo assim capacidades motoras básicas como rolar,
correr, pular, dançar, rasgar, recortar, ter noção de cuidados com o seu corpo,
adotando hábitos de higiene, familiarizando-se com a sua imagem, descobrindo e
reconhecendo as sensações que o seu corpo produz, os seus movimentos, as suas
possibilidades e os seus limites.
Segundo
Fonseca (2010) o desenho do corpo permite avaliar dinamicamente a maturidade
psicomotora, a micromotricidade, a motricidade fina, a grafomotricidade, a
representação espacial e o conhecimento, que a criança possui a cerca do
desenho e do que desenha.



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