quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Linguagem Oral e Abordagem à Escrita



Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Todas as crianças precisam de preparação e treino para poderem aprender a ler e a escrever. Durante o processo de aprendizagem é importante que a criança seja capaz de segmentar uma sequência de sons em frases, frases em palavras e palavras em sílabas. O sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita está relacionado com o desempenho da criança na oralidade, portanto é natural que crianças com fraco desempenho na produção e na perceção de enunciados orais sejam as que apresentam maiores dificuldades durante o processo de aprendizagem.
Sinais de alerta:
» A criança utiliza um discurso muito imaturo com a troca/omissão de alguns sons da fala;
» Apresenta dificuldade em aprender palavras novas;
» Tem dificuldade em compreender/executar tarefas;
» Não conta uma história que ouviu ou um acontecimento do dia-a-dia;
» Utiliza frases incompletas ou com erros gramaticais;
» Utiliza com frequência palavras sem significado efetivo (“aquela coisa” “ aquilo ali”);
» Tem dificuldades em memorizar músicas, lengalengas;
» Revela dificuldades em dividir as palavras em sílabas ou realizar rimas.
O que pode fazer para estimular um bom desenvolvimento da leitura e escrita na criança:
» Pedir à criança para dividir as palavras em sílabas; 
» Realizar jogos de rimas (com recurso a imagens ou a livro);
» Pedir à criança para dizer palavras que comecem por determinado som/letra (ex: “vamos dizer palavras começadas com /P/”);
» Estimular a utilização e memorização de lengalengas e “trava-línguas”;
» Desenvolver o interesse por livros através da leitura, recontar histórias e imaginar/adivinhar os finais das mesmas;
» Plasticina – moldar letras e escrever palavras.


Estes “jogos de estimulação” podem ser feitos em qualquer lado (carro, casa, etc.), podem envolver toda a família de uma forma única e divertida e contribuem para o desenvolvimento eficaz da leitura e escrita.




 

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