Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Todas as
crianças precisam de preparação e treino para poderem aprender a ler e a
escrever. Durante o processo de aprendizagem é importante que a criança seja
capaz de segmentar uma sequência de sons em frases, frases em palavras e
palavras em sílabas. O sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita está
relacionado com o desempenho da criança na oralidade, portanto é natural que
crianças com fraco desempenho na produção e na perceção de enunciados orais
sejam as que apresentam maiores dificuldades durante o processo de
aprendizagem.
Sinais de alerta:
» A criança utiliza um
discurso muito imaturo com a troca/omissão de alguns sons da fala;
» Apresenta dificuldade em
aprender palavras novas;
» Tem dificuldade em
compreender/executar tarefas;
» Não conta uma história
que ouviu ou um acontecimento do dia-a-dia;
» Utiliza frases
incompletas ou com erros gramaticais;
» Utiliza com frequência
palavras sem significado efetivo (“aquela coisa” “ aquilo ali”);
» Tem dificuldades em
memorizar músicas, lengalengas;
» Revela dificuldades em
dividir as palavras em sílabas ou realizar rimas.
O que pode fazer para estimular
um bom desenvolvimento da leitura e escrita na criança:
» Realizar jogos de rimas (com recurso a imagens ou a
livro);
» Pedir à criança para dizer palavras que comecem por
determinado som/letra (ex: “vamos dizer palavras começadas com /P/”);
» Estimular a utilização e memorização de lengalengas e “trava-línguas”;
» Desenvolver o interesse por livros através da leitura,
recontar histórias e imaginar/adivinhar os finais das mesmas;
» Plasticina – moldar
letras e escrever palavras.
Estes “jogos de
estimulação” podem ser feitos em qualquer lado (carro, casa, etc.), podem
envolver toda a família de uma forma única e divertida e contribuem para o
desenvolvimento eficaz da leitura e escrita.
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