“O desenvolvimento de noções
matemáticas inicia-se muito precocemente e, na educação pré-escolar, é
necessário dar continuidade a estas aprendizagens e apoiar a criança no seu
desejo de aprender. Esse apoio deverá corresponder a uma diversidade e
multiplicidade de oportunidades educativas, que constituam uma base afetiva e
cognitiva sólida da aprendizagem da matemática. Sabe-se que os conceitos
matemáticos adquiridos nos primeiros anos vão influenciar positivamente as
aprendizagens posteriores e que é nestas idades que a educação matemática pode
ter o seu maior impacto.”
In
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 2016
Conversando sobre o “círculo”…
-
O círculo parece uma bola, mas também parece uma pizza (Filipe)
-
Parece uma roda de bicicleta (Afonso e Sebastian)
-
A cabeça também parece um círculo e lembro-me do prato (Bárbara)
-
Parece uma tampa dos tachos (Raquel), das panelas (António), da garrafa da água
e dos sumos (Afonso), os tachos também (Santiago) e os copos (Tiago)
-
A frigideira também tem forma do círculo (António)
-
Os olhos também têm forma de círculo (Martim)
-
Os bancos da casinha também têm a forma do círculo (carlota P.), e a mesa
também (Alexandre)
-
Eu tenho um botão com essa forma (Leonor)
-
A bolacha Maria (Alexandre) é circular (Afonso)
-
A uva também é redondinha (Sebastian)
- À descoberta da forma geométrica “CÍRCULO”…
…andámos
pela nossa sala à procura de tudo o que tivesse essa forma e, fizemos um grande
conjunto pois descobrimos que realmente muitas coisas/objetos têm esta forma.
Aprendemos
a canção do círculo
Eu
cá sou o círculo
Sou
igual à lua
Sou
o mais bonito
Lá
da minha rua“
Fizemos
pintura livre com tampas de plástico em forma de círculo
Falando
ainda da estação do ano, o inverno, descobrimos que o boneco de neve também é
feito de duas bolas com forma de círculo. Então, fizemos uma colagem de
círculos no nosso boneco de neve, desenvolvemos também o conceito de “grande e
pequeno”, “maior e menor que”.
Sem comentários:
Enviar um comentário