quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A matemática


“O desenvolvimento de noções matemáticas inicia-se muito precocemente e, na educação pré-escolar, é necessário dar continuidade a estas aprendizagens e apoiar a criança no seu desejo de aprender. Esse apoio deverá corresponder a uma diversidade e multiplicidade de oportunidades educativas, que constituam uma base afetiva e cognitiva sólida da aprendiza­gem da matemática. Sabe-se que os conceitos matemáticos adquiridos nos primeiros anos vão influenciar positivamente as aprendizagens posteriores e que é nestas idades que a edu­cação matemática pode ter o seu maior impacto.”

In Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 2016

Conversando sobre o “círculo”…

- O círculo parece uma bola, mas também parece uma pizza (Filipe)

- Parece uma roda de bicicleta (Afonso e Sebastian)

- A cabeça também parece um círculo e lembro-me do prato (Bárbara)

- Parece uma tampa dos tachos (Raquel), das panelas (António), da garrafa da água e dos sumos (Afonso), os tachos também (Santiago) e os copos (Tiago)

- A frigideira também tem forma do círculo (António)

- Os olhos também têm forma de círculo (Martim)

- Os bancos da casinha também têm a forma do círculo (carlota P.), e a mesa também (Alexandre)

- Eu tenho um botão com essa forma (Leonor)

- A bolacha Maria (Alexandre) é circular (Afonso)

- A uva também é redondinha (Sebastian)


- À descoberta da forma geométrica “CÍRCULO”…

…andámos pela nossa sala à procura de tudo o que tivesse essa forma e, fizemos um grande conjunto pois descobrimos que realmente muitas coisas/objetos têm esta forma.

Aprendemos a canção do círculo

Eu cá sou o círculo

Sou igual à lua

Sou o mais bonito

Lá da minha rua“

Fizemos pintura livre com tampas de plástico em forma de círculo


Falando ainda da estação do ano, o inverno, descobrimos que o boneco de neve também é feito de duas bolas com forma de círculo. Então, fizemos uma colagem de círculos no nosso boneco de neve, desenvolvemos também o conceito de “grande e pequeno”, “maior e menor que”.



Sem comentários:

Enviar um comentário