“ o facto da música transmitir emoções,
sublinhar experiências e marcar ocasiões pessoais e históricas (…) o
desenvolvimento musical da criança e a sua capacidade de comunicar através da
música floresce em culturas e contextos em que os membros da comunidade
valorizam e apreciam música.”
Hohmann & Weikart (2004, p.658)
A música deve estar presente na vida
da criança desde muito cedo. A música permite dar resposta às emoções e aos
afetos, contribuindo para o prazer e bem-estar da criança. A criança explorar
sons e ritmos espontaneamente e, ao explorar vai aprendendo a identificar e a
produzir.
É, através da música, que a criança
vai progressivamente formando a sua identidade, percebendo que é diferente dos
outros e, ao mesmo, tempo procura integrar-se com os outros.
Ao desenvolver a auto estima a
criança aprende a aceitar-se como é, com as suas capacidades e limitações. As
atividades musicais em grupo favorecem o desenvolvimento da socialização,
estimulando a compreensão, a participação e a cooperação.
Ao expressar-se musicalmente nas
atividades, ela liberta os seus sentimentos e as suas emoções, desenvolvendo um
sentimento de segurança e auto realização.
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