quinta-feira, 27 de abril de 2017

O Outro Lado dos Sons

 “ o facto da música transmitir emoções, sublinhar experiências e marcar ocasiões pessoais e históricas (…) o desenvolvimento musical da criança e a sua capacidade de comunicar através da música floresce em culturas e contextos em que os membros da comunidade valorizam e apreciam música.”
Hohmann & Weikart (2004, p.658)

A música deve estar presente na vida da criança desde muito cedo. A música permite dar resposta às emoções e aos afetos, contribuindo para o prazer e bem-estar da criança. A criança explorar sons e ritmos espontaneamente e, ao explorar vai aprendendo a identificar e a produzir.

É, através da música, que a criança vai progressivamente formando a sua identidade, percebendo que é diferente dos outros e, ao mesmo, tempo procura integrar-se com os outros.

Ao desenvolver a auto estima a criança aprende a aceitar-se como é, com as suas capacidades e limitações. As atividades musicais em grupo favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação.
Ao expressar-se musicalmente nas atividades, ela liberta os seus sentimentos e as suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto realização.


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