…
Arco íris com smarties e água morna. Num prato branco cada um colocou um
smartie. Depois do prato estar cheio colocámos água morna. E esperámos para ver
o que ia acontecer. Um arco íris!
…
Brincar com água e recipientes de diversos tamanhos e formas. As brincadeiras
com água permitem introduzir as medidas de capacidade. Ao utilizarmos
recipientes de diferentes tamanhos e formas permitiu-nos comparar e ordenar.
Nuns conseguimos pôr toda a água e noutros não – ou sobrava água ou faltava
água para encher o recipiente.
…
Meia dúzia de ovos nós queremos comprar. Andámos a brincar com ovos. Surgiu a
seguinte pergunta: “Quando vamos às compras podemos comprar 5 ovos?”
-
“Não. Na caixa tem de estar sempre 6 ovos e o preço que está marcado é de seis
ovos.”
Contámos
os ovos numa caixa – 6 ovos são meia dúzia. E contámos os ovos de duas caixas –
12 ovos são uma dúzia.
…
Vamos pesar e comparar. Um kilo de açúcar e dois pacotes de massa (cada um com
500 gr.). Uma balança de pratos e pesos e a balança da cozinha.
Descobrimos
que a balança de pratos tem que ter o peso num dos pratos para pesar e a
balança da cozinha é só pôr em cima que o ponteiro marca o peso.
“O contacto com utensílios da vida
quotidiana que são usados para medir e pesar visa familiarizar a criança com
este de instrumentos, permitindo-lhe ainda que se aperceba da utilidade da
matemática no dia a dia.”
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar,
1997, p.77
Sem comentários:
Enviar um comentário