quarta-feira, 31 de maio de 2017

Experiências a brincar…

… Arco íris com smarties e água morna. Num prato branco cada um colocou um smartie. Depois do prato estar cheio colocámos água morna. E esperámos para ver o que ia acontecer. Um arco íris!

… Brincar com água e recipientes de diversos tamanhos e formas. As brincadeiras com água permitem introduzir as medidas de capacidade. Ao utilizarmos recipientes de diferentes tamanhos e formas permitiu-nos comparar e ordenar. Nuns conseguimos pôr toda a água e noutros não – ou sobrava água ou faltava água para encher o recipiente.
… Meia dúzia de ovos nós queremos comprar. Andámos a brincar com ovos. Surgiu a seguinte pergunta: “Quando vamos às compras podemos comprar 5 ovos?”
- “Não. Na caixa tem de estar sempre 6 ovos e o preço que está marcado é de seis ovos.”
Contámos os ovos numa caixa – 6 ovos são meia dúzia. E contámos os ovos de duas caixas – 12 ovos são uma dúzia.
… Vamos pesar e comparar. Um kilo de açúcar e dois pacotes de massa (cada um com 500 gr.). Uma balança de pratos e pesos e a balança da cozinha.

Descobrimos que a balança de pratos tem que ter o peso num dos pratos para pesar e a balança da cozinha é só pôr em cima que o ponteiro marca o peso.
“O contacto com utensílios da vida quotidiana que são usados para medir e pesar visa familiarizar a criança com este de instrumentos, permitindo-lhe ainda que se aperceba da utilidade da matemática no dia a dia.”

Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 1997, p.77

Sem comentários:

Enviar um comentário