sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Conjuntos de Outono

Começámos a semana à descoberta do outono, fomos passear pela nossa “Quinta” e vimos muitas árvores com frutos de outono, como o diospiros, uvas, figos, romãs, nozes, marmelos, maçãs, peras, laranjas e tangerinas. O dia não estava frio mas já soprava um vento frio de outono que já atira com as folhas das árvores para o chão, apanhámos folhas de várias cores, tamanhos e formas. Também apanhámos paus, pinhas e bolotas.



Na sala e em trabalho de grande grupo, reunimos tudo o que apanhamos na mesa e começamos a classificar, a formar conjuntos, a contar objetos e a quantifica-los.
Através de experiências com os objectos, a criança começa a encontrar princípios lógicos que lhe permite classificar esses mesmos objectos. Esta classificação constitui a base para agrupar os objectos, ou seja, formar conjuntos de acordo com um critério previamente estabelecido: a forma, a cor, o tamanho. Ao reconhecer as semelhanças e diferenças, as crianças distinguem o que pertence a um e a outro conjunto”. In Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar.


Continuámos nas atividades lógico matemáticas com os blocos lógicos, realizámos vários conjuntos e a intersecção de conjuntos realizando a soma/adição dos vários elementos, e a brincar já estamos a fazer “contas”!




Sem comentários:

Enviar um comentário