sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Descobrir o Minho

“Fomos descobrir o Minho.” (M.M.); “Descobrir o norte de Portugal.” (M.V.), “O Minho fica lá em cima de Portugal.” (A.P.); “Descobrir é encontrar uma coisa.” (M.M.);
“No Minho há muitas uvas.” (M.M.); “E muita chuva.” (P.P.);
“Aprendi que chove muito no Minho.” (M.B.); “E as serras estão mais molhadas.” (G.S.S.); “E as ervas e a relva ficam verdinhas.” (A.P.); “E tem as uvas para depois fazerem o vinho do Minho.” (M.B.); “Faz-se a vindima. (R.S.); “Que é apanhar as uvas.” (C.G.); “É pisar as uvas e depois faz-se o vinho.” (R.S.);
“As pessoas vestem-se para a festa de minhota.” (A.M.); “E para dançar.” (M.V.); “A minhota tem um lenço na cabeça e outro nas costas.” (S.R.); “…e um avental.” (A.M.); “…e uns brincos e um colar de ouro.” (A.P.);
“A Goreti veio cá ajudar a vestir a minhota.” (A.P.), “A Goreti nasceu no Minho.” (G.S.); “…Viana “dos Castelos (Castelo).” (A.M.);
“Eu gostei do lenço da minhota, é vermelho e tem flores.” (J.C.); “…e tem assim uns fios pendurados que fica aqui na cara.” (M.V.);
“Eu gostei do colar que a Ariana trouxe, parece um coração (filigrana).” (T.B.);
“Eu trouxe o lenço e o colar da minhota.” (A.L.); “Eu gostei muito dos brincos da minhota.” (B.J.);
“Eu trouxe o galo de Barcelos.” (A.R.); “Gostei do galo de Barcelos e da música do galo.” (C.G.), “Eles disseram que um senhor tinha roubado o ouro.” (B.J.); “…as moedas de ouro.” (G.S.S.), “Mas ele disse que não e viu o galo na mesa.” (C.G.); “E disse que o galo ia cantar.” (R.S.); “E o galo cantou.” (T.B.);

“Eu gostei de ver a espada do rei.” (G.S.S.); “Do rei D. Afonso “Henriques.” (G.S.); “Eu fui ao castelo de D. Afonso Henrique em Guimarães.” (G.S.);
“Eu trouxe uma toalha, tinha corações.” (L.S.); “…tinha bordados.” (A.P.); “…e letras e palavras.” (M.M.);

“Gostei da canção do vira.” (M.V.), “…era a dança do vira do Minho.” (G.S.); “Ficámos em frente ao par.” (A.P.); …pomos as mãos em cima e a estalar os dedos.” (M.V.); “ …e dançamos assim…” (M.M.);
“Aprendemos a canção do Minho, de Braga.” (L.G.); “…foi a Ângela que ensinou.” (S.R.);
“Vimos os instrumentos do Minho.” (B.S.); “Tocámos o reco-reco.” (B.J.); “E vimos o cavaquinho.” (C.G.); “A Ângela mostrou a viola braguesa.” (G.S.); …e o “trilitraque” (triquelitraque).” (M.V.);
“Eu gostei do arroz doce do Minho, é gostoso.” (M.B.); “Tinha leite, arroz, açúcar…” (A.M.); “…água, canela.” (G.S. S.); “…casca de limão e folhas de laranjeira.” (L.G.); “Não levou ovos mas estava muito bom.” (R.S.);
“Aprendemos muitas coisas sobre o Minho de Portugal.” (M.B.);
“Descobrir é aprender, não é?” (A.M.)

Sem comentários:

Enviar um comentário