quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Descobrir Reis e Castelos de Portugal

“Eu fui ao castelos dos Mouros…” e “…no sábado foi Dia dos Castelos todos de Portugal” e assim passámos toda a semana a descobrir castelos (aprendemos dois aqui bem pertinho de nós, castelo dos Mouros em Sintra, castelo de S. Jorge em Lisboa e castelo de Guimarães onde nasceu o primeiro Rei de Portugal).
Vimos um filme no Youtube, “O primeiro Rei” na sala dos meninos do ATL, e decidimos que iriamos construir um castelo e assim começámos a trazer de casa, rolos de cartão, a pintar, a pintar e a pintar mais rolos que todos os dias chegavam à sala, para depois juntarmos tudo. Descobrimos num livro, a bandeira dos Reis antes do 5 de outubro e fizemos uma para o nosso castelo.
Da área das construções, fomos buscar bonecos e animais para brincarmos no nosso castelo e brincámos e brincámos muito como o castelo que construímos.
Fomos à área da casa e vestimo-nos de Reis e Rainhas, no trono, cumprimentavam os súbitos e eles faziam as vénias quando os reis passavam e gritavam “Viva os Reis”.
Aprendemos a lengalenga do "Castelo de Chuchurumel” e fizemos desenhos de castelos, reis e rainhas.

Descobrimos que com as formas geométricas dos blocos lógicos conseguimos representar carros, autocarros, meninos, casas, barcos, árvores, sol, tudo o que a nossa imaginação quiser e… até castelos!

1 comentário:

  1. Que actividade tão gira e interessante!.
    Desperta-lhes o gostinho pela História se Portugal.

    ResponderEliminar