quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Entre Bolotas, Dinossauros, a Escrita e a Matemática

Num dia destes fomos apanhar bolotas ao Parque, onde temos um grande carvalho. Na sala, conversámos sobre a importância das árvores no nosso planeta e sobre os incêndios em várias terras do nosso Portugal, que andamos a descobrir. Colocámos as bolotas dentro de água e vimos que umas flutuavam e outras não, as que ficaram no fundo irão ser aquelas que vamos semear, mas primeiro temos que as colocar num sítio fresco, para poderem germinar. Iremos dando notícias das nossas bolotinhas.
 Também experimentámos colocar vários objetos dentro de água e vimos que “estes vão ao fundo porque são mais pesados” e “aqueles são leves e ficam em cima a flutuar”. Também vimos a bonita história do “O Jaime e as bolotas”.
Esta semana tivemos a visita de uma mãe que nos veio falar da origem da Terra, o nosso planeta, onde está Portugal. E também sobre dinossauros, vimos imagens, livros e brincámos com os dinossauros. Gostámos muito e foi muito divertido, obrigada à mãe que nos proporcionou esta manhã rica em aprendizagens.
A brincar com os legos aprendemos muito sobre noções espaciais e através de uma pequena história construímos pontes, escadas, mesas e bancos…em cima, em baixo, ao lado, atrás, à frente, dentro, fora…
Relativamente à escrita andámos “às voltas” com o nosso nome, o primeiro e último nome, as rimas, os batimentos silábicos, palavras começadas por…, conhecer o nome/som das letras do nosso nome, realizar registos escritos das atividades, visitas, etc…
“O contato com o texto manuscrito e impresso nos seus diferentes formatos, o reconhecimento de diferentes formas que correspondem a letras, a identificação de algumas palavras, permitem uma apropriação da especificidade do código escrito. Assim, as crianças poderão compreender que o que se diz se pode escrever, que a escrita permite recordar o dito e o vivido, mas constitui um código com regras próprias” In Orientações Curriculares para a Educação de infância.1997.p.70.


Sem comentários:

Enviar um comentário