quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O Meu Nome

Gostamos muito de escrever os nosso nome e escrevemos de várias formas, ora vejam lá…

“As primeiras imitações que a criança faz do código escrito tornam-se progressivamente mais próximas do modelo, podendo notar-se tentativas de imitação de letras e até a diferenciação de sílabas. Começando a perceber as normas da codificação escrita, a criança vai desejar reproduzir algumas palavras (o seu nome, o nome dos outros, palavras e/ou frases que o/a educador/a escreve, etiquetas, etc.). Aprender a escrever o seu nome tem um sentido afetivo para a criança, permitindo-lhe fazer comparações entre letras que se repetem noutras palavras e aperceber-se de que o seu nome se escreve sempre da mesma maneira.” IN Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar.2016.p.70.
“A atitude do/a educador/a e o ambiente que é criado devem ser facilitadores de uma familiarização com o código escrito. Neste sentido, as tentativas de escrita, mesmo que não conseguidas, deverão ser valorizadas e incentivadas, pois só assim as crianças poderão passar pelas diferentes fases inerentes à apropriação do código escrito”. IN Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar.2016.p.70.
Voltámos ao Minho

Pois foi, uma avó enviou-nos doçaria e charcutaria do Minho, as cavacas e um chouriço que ela própria fez com especialidades do Minho. Estava tudo delicioso. Muito obrigada.

Estávamos a assar o chouriço na assadeira quando perguntam: ”Estamos a fazer uma experiência? Eu acho que sim! Porquê? Porque tivemos que pôr álcool e depois acender com o fósforo para fazer o fogo…para assar o chouriço para ele ficar cozido. E agora já está a acabar o fogo…porque o álcool acabou!”

1 comentário:

  1. O nosso espanto foi enorme, quando a nossa filhota Leonor Silva nos perguntou "Que dia é hoje?", e de seguida nos escreveu em casa, por baixo do seu nome, a data completa!!! <3 ❤
    Só podia ser fruto do Excelente trabalho desta Vossa Grande Equipa da sala dos 5 anos 1! (Conforme demostra a primeira foto)
    Muito Obrigado à Sra. Educadora Vanda e à Sra. D. Amélia! ❤ ❤

    ResponderEliminar