quarta-feira, 22 de novembro de 2017

São Martinho e a “Mala Viajante”

Para assinalar o São Martinho rasgámos jornal e colámos numa folha para simbolizar os cartuxos das castanhas assadas. Por cima colámos uma castanha grande e pintámos com uma cor à escolha. Nesta simples atividade estiveram implícitos diversos conteúdos, nomeadamente a motricidade fina (rasgagem, colagem e pintura com pincel), noções de espaço (colar os pedaços de jornal na folha e pintar dentro da castanha), autonomia e realização de escolhas (onde pintar/ colar, que cor utilizar, etc.), competência de leitura (identificação da imagem/ associação ao fruto) e interesse em aprender (sobre uma tradição portuguesa, o São Martinho).


Também fomos viver o São Martinho com a sala dos bebés 1 para assistir a uma atuação dos 5 anos 1 com uma canção dentro da temática. Estivemos muito atentos J
Quando acabou a atuação fomos convidados a realizar uma atividade conjunta com os bebés. Estivemos a desenhar e a “matar” saudades dos amigos mais novos. Obrigada!
A nossa “Mala Viajante” já começou a viajar de casa em casa, a primeira a levar a mala foi a Beatriz que acrescentou à nossa mascote uma guitarra portuguesa. Nos registos, a Beatriz falou-nos de Alfama, um bairro com muita história e muito associado ao fado. No computador ouvimos o fado “A avozinha”, um fado que a mãe da Beatriz lhe canta muito. Ficamos a aguardar a mãe da Beatriz na sala para a ouvirmos cantar este fado.


Sem comentários:

Enviar um comentário