quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Descobrir a Beira Alta

“Na Beira Alta há o cão da serra da estrela, ele tem muito pelo por causa do frio da serra da estrela e da neve”(A.R.); “Há neve na serra, porque lá está frio no inverno”(B.S.); “…e a serra é muito grande e alta”(H.P.); “…é a maior de Portugal.”(B.S.).

“Na Beira Alta há muitos cogumelos…”(G.B.S.); “…são os míscaros”(H.P.).

“Fizemos as pinturas…”(R.S.): “…é as pinturas rupestres…”(A.P.).

“Há muitos anos atrás, os homens faziam as pinturas nas paredes e nas rochas…”(R.S.); “…eles esmagavam as frutas para fazer as tintas”(S.R.); “…e também esmagavam as folhas para fazer as tintas para eles pintarem”(M.V.). “Os homens desenhavam animais…”(A.P.);“…nós pintámos com os paus e as pedras que estavam lá na rua”(L.S.); “…nós pintámos também animais”(A.P.).


"A Matilde trouxe o livro da história da serra da Estrela"(G.S.); “…é a lenda da serra da Estrela"(M.V.).

“O instrumento da Beira Alta é o bombo”(B.J.); “e nós tocámos o bombo”(M.V.); “e quando cantámos as janeiras tocámos o bombo, no Dia dos Reis”(A.P.); “Também aprendemos a canção que a Ângela ensinou da “Pomba” da Beira Alta”(H.P.).
 “Na Beira Alta também comem o arroz de pato”(M.B.); “…há muitas ovelhas e os pastores e o cão da serra da estrela, e os pastores guardam as ovelhas”(T.P.).

“E há o queijo da serra da estrela”(C.G.); “…e também há os chouriços que eu já comi”(A.P.); “Na Beira Alta fazem o pudim de pão”(A.L.); “A Amélia fez pudim de Pão e trouxe par nós provarmos, é muito bom” (G.B.S.).
“Eu trouxe a ovelha e as pantufas e o meu avô Mário nasceu na Beira Alta”(A.P.); “As pantufas têm pelo como as ovelhas à volta porque no inverno “tá” muito frio e neve na Beira Alta”(A.P).

“E nós também brincámos com as ovelhas e uma fazia mé…mé”(J.C.); “…eram tão fofinhas”(P.P.).
“Há a torre na serra da estrela”(M.R.); “Eu fui à serra da estrela, vi muita neve, a neve é branca e fria”(L.G.); “…andei no trenó e fiz um boneco de neve com a neve e gostei muito”(L.G.); “…a Amélia também foi e mostrou as fotografias da neve e do boneco de neve”(H.P.); “…temos que levar casacos e cachecóis e botas para a serra”(B.S.); “…e luvas porque está muito frio na neve”(T.C.); “eu também já fui à torre da estrela só que sem neve, porque só tem neve quando “tá” muito frio no inverno”(G.B.S.).

“Eu gostei de aprender sobre a Beira Alta porque eu gosto dos bonecos de neve”(T.P.).

Sem comentários:

Enviar um comentário