quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Vivenciar e Inventar


O Duarte A. e a sua família connosco partilharam as vivências com o Kiko e a Kika. E que deliciosas estavam as bolachinhas que a mãe Magda fez para nós. Partilhamos a receita para quem quiser experimentar. 

Bolachas de Gengibre, Canela e Laranja

Ingredientes:

180 g de margarina vegetal 

400 g de farinha de trigo sem fermento

150 g de açúcar amarelo

1 c. de sopa de mel

1 ovo caseiro tamanho L ligeiramente batido

2 c. de chá de fermento

raspa de meia laranja

2 c. de chá de canela em pó


2 c. de chá de gengibre em pó

açúcar em pó (opcional) 

Preparação:

Bater a margarina amolecida com o açúcar e o mel. Adicionar, pouco a pouco, o ovo alternando com algumas colheres de farinha. Juntar a restante farinha, o fermento, as especiarias e a raspa de laranja e combinar tudo. Moldar uma bola com a massa e dividi-la ao meio, formando dois discos de massa. Embrulhar em película aderente e levar ao frio por uma hora. Retirar a massa do frio (primeiro uma metade e depois a outra) e estendê-la com um rolo da massa. Recortar as bolachas com os cortadores de bolacha natalícios e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal. Fazer um pequeno buraco no topo das bolachas. Levar ao forno pré-aquecido (cerca de 190 ºC) até as bolachas começarem a alourar (10 min). Deixar arrefecer sobre uma grelha. Passar um fio no orifício das bolachas se quiser pendurá-las na árvore de Natal. Pode também decorar as bolachas com açúcar em pó.

Obrigado eram mesmo deliciosas. O difícil foi comer só uma J


Com a Telma, a mãe do Henrique A., descobrimos a lenda da Serra da Estrela. E como se de magia se tratasse a Telma ainda nos ensinou a fazer neve. Juntou bicarbonato de sódio e amaciador de cabelo e… ei que nevou.

Aproveitámos e fizemos um boneco de neve e ainda aceitámos o desafio que a mãe Telma nos lançou e fizemos as nossas lindas “árvores do inverno”.

Foi uma bela manhã. Obrigado pela partilha Telma. E até à próxima J



Histórias Inventadas

Temos agora na sala um jogo de dados original, têm diferentes imagens é só lançar, deixar a imaginação voar e criar histórias divertidas. Ora vejam…

“Era uma vez… pegadas de cão no gelado de morango, baunilha e chocolate. Encontraram um sumo de coca-cola com limão e fizeram um pic-nic dentro do chapéu. A Francisca tinha cinco anos e ficou triste porque o sol apareceu, ficou muito calor e o gelado derreteu.”

“Era uma vez… um coração que se encontrava no parque à noite e viu uma baleia no escorrega e ficou entalada. O telefone tocou na barriga da baleia e ela não conseguia atender. Conseguiu sair e foi contra um pinheiro e bebeu um café com um menino que estava perdido.”

“Era uma vez… um belo dia de sol, estava uma menina a passear num balão de ar, uma veio entregar uma carta à menina, abriu a carta e apareceu um chapéu mágico, que transformou o balão numa bicicleta e ela foi aos gelados que estavam na prateleira da autocaravana.”

“Era uma vez… um telefone que estava a tocar, o pato Joaquim foi a correr atender e pisou cocó de cão, sentou-se no chapéu e foi jantar uma perna de frango e arroz com frango. Apareceu um pássaro e comeu o arroz e disse ao rato come tu a perna de frango e cheira a flor.”

Beijinhos do fantástico grupo de crianças dos 4 anos 1 J

2 comentários:

  1. É tão bom participar com esta equipa!

    As histórias ficaram o máximo!

    ResponderEliminar