sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Minho

Descobrimos que o Minho fica ao cimo de Portugal (laura). Tem lá uma terra chamada Braga (Matilde), Viana do Castelo (Carolina S.) e Barcelos (Beatriz). Eu trouxe um colar de ouro de Viana (Lara) e eu trouxe um coração em filigrana da minha irmã e uma travessa de loiça de Viana (Mª Inês). Eu trouxe umas botas do Minho dos meus avós (Tiago C.) e eu trouxe uns livros de receitas e lendas do Minho (Laura).

Fizemos corações com bolinhas e risquinhas a imitar a filigrana (Carolina S.). Pintamos uns galos de Barcelos (Diogo) depois de ouvirmos as lendas (Afonso).
Cantamos uma canção “indo eu por Braga acima” (Ema) e tocamos reco-reco (Matilde).

Fizemos um lenço dos namorados (André), que as noivas cosiam para dar aos noivos (Lourenço e Mª Inês). Uns tinham desenhos (Bernardo), outros tinham letras “mensagens” (Afonso), corações (André), também tinham casinhas (Laura). Enrolamos umas fitas fininhas e fizemos corações em filigrana (André).
Dançamos o vira e a Carolina veio com uma roupa típica do Minho (Todos), de Viana de Castelo e a minha mãe fez comigo um bolo chamado colchão de noiva e torta de claras, para partilhar co os amigos (Carolina S.).
Cá na sala comemos arroz doce e bolinhos de bacalhau (Lara) e aletria (Diana), que é feita com massa (Gustavo), tipo cobrinhas (Beatriz). Tanto o arroz doce como a aletria tinham canela (Lourenço).
Lá no Minho há um cão especial de lá que é o “Castro Laboreiro” (Laura). Também há umas vacas especiais, com uns cifres grandes que dão carne muito boa (Lourenço), é a carne Barrosã (todos). Havia um peixe com uma boca tipo ventosa (Carolina), uma Lampreia (Bernardo), parece uma cobra (Tiago C.) que vive no rio Minho (Lourenço).
O Vinho Verde é de lá (Diogo), que pode ser branco (Lourenço) ou tinto (Ema). Também se come lá Caldo Verde (Beatriz), Bacalhau (Lourenço) e cozido do Minho (Inês).
Planta-se milho (Gustavo), que se guarda numas casinhas chamadas espigueiros (Carolina S.) e que as senhoras se juntam a desfolhar (Laura).
As casas no Minho são feitas de pedra (Bernardo), aos quadrados (André), com brilhantes (Gustavo) e o nome dessa pedra começa pelo G do meu nome (Gustavo), é o granito (Todos).






Sem comentários:

Enviar um comentário