quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Vamos Descobrir a Beira Litoral

“Fomos conhecer a Beira Litoral”(M.M.); “Fica por baixo do Douro”(M.B.); “…e ao lado do mar…”(S.R.); “…é o Oceano Atlântico”(G.B.S.).

“Eu gostei de aprender sobre os barcos”(S.R.); “…chama-se Moliceiros”(T.C.); “…são os barcos de Aveiro”(A.P.); “E também há as salinas”(S.R.); “…que é o sal do mar“(G.B.S.); “…é o mar salgado”(C.G.); “Em Aveiro, também come-se os ovos moles”(M.R.); “Têm doce por dentro, eu já comi quando fui a Aveiro e andei nos barcos Moliceiros”(R.S.); “…casas”(F.J.); “…têm riscas ao alto”(M.M.).

“Eu fiz o teatro da lenda de Coimbra, eu era a rainha Santa Isabel”(L.G.); “O rei não queria que a rainha levasse pão e moedas aos pobres”(T.P.); “…e depois a rainha foi dar pão aos pobres, às escondidas e o rei apareceu e perguntou o que ela levava ali no vestido”(B.J.); “…e depois aparece as flores”(T.P.); “….eram rosas”(T.B.); “…e a rainha dizia são rosas, são rosas, senhor!”(M.V.); “Era o rei D. Dinis”(G.S.).
“E aprendemos que existe muitos pinheiros na Beira Litoral”(B.S.); “…é o pinhal de Leiria”(J.C.); “…e no verão houve fogo e agora já não há tantos pinheiros”(R.S.).

“O rio que passa em Coimbra é o Mondego”(M.B.); “A Ângela cantou o fado de Coimbra”(A.L.); “Porque a Ângela nasceu em Coimbra, é a terra dela”(M.B.); “E nós também cantámos porque já sabemos e aprendemos a canção”(M.V.); “E os senhores cantam o fado com a capa preta”(M.M.); “E a Ângela também contou que os “estudistas”  também têm aquela capa preta”(S.R.); “…é os estudantes”(A.M.); “…que vão para a faculdade”(G.B.S.); “…para aprenderem muito”(T.P.).



“Na Beira Litoral também há o leitão da Bairrada”(A.P.).
“Eu gostei de fazer o desenho da Beira Litoral, fiz o senhor a cantar o fado com a capa preta e o barco Moliceiro e o Pinhal de Leiria”(C.G.); “Eu fiz as casas às riscas que ficam ao pé da praia”(G.R.).

“Eu gostei de aprender sobre a Beira Litoral porque nós estamos a descobrir Portugal”(R.S.); “E é o nosso tema da escola”(M.M.).

Sem comentários:

Enviar um comentário