quarta-feira, 28 de março de 2018

Trás-os-Montes e Alto Douro


É lá no Norte (Vanessa), tem Bragança (André) e Vila Real (Lourenço).
Em Trás- os-Montes há muitos castanheiros e castanhas (Gustavo), lá come-se alheira (Carolina S.), que nós comemos aqui na sala (Lara). Também se come feijoada à transmontana (João P.), que acompanha com arroz de forno (Lourenço).
O Tiago trouxe um chocalho que partilhou com os amigos (Mª Inês), nós fizemos na sala um folar que se costuma fazer na Páscoa (Beatriz), folar de Valpaços (Naísa), que leva chouriço (Afonso) e carne (João P.). Na Régua fazem-se uns rebuçados com açúcar “queimado ou derretido” (Bernardo e Naísa). O cereal com que se faz o pão é mais escuro (Diana) é o centeio (Todos).
Alguns dos animais de trás os montes são os Burros (Ema), os Lobos (Tiago K.), o veado vermelho (Beatriz) e uma vaca especial de Miranda (Lourenço), da posta mirandesa (Todos).
Lá toca-se gaita de foles (Lara), castanholas (Martim), Bombos (Diogo), Flauta (Mª Inês) e ferrinhos (Carolina L.). Existem os gaiteiros, os tanoeiros (Lourenço) e os pandeiros (Mª Inês).  Lá dança-se com uns paus, os pauliteiros de Miranda (Bernardo), que nós fizemos a dança aqui na sala (Diogo e Naísa).
Nas festas e no carnaval aparecem os caretos (André), que têm fatos de lã às cores (Ema) e chocalhos presos à cintura (Bernardo), eles gostam de chocalhar as pessoas (Gustavo e André). Nestas festas queimam o demónio, que é um boneco gigante em palha igual aos caretos (Lourenço e Diogo). Fizemos máscaras de caretos e dançamos/corremos como eles cá na escola (André), também fizemos caretos em plasticina (Ema).
Nas 6ª feiras (Bernardo), dia 13 (Carolina S.), faz-se uma festa especial à noite com pessoas mascaradas de bruxas (Bernardo) e fazem magia para as pessoas verem (Diogo), magia com fogo (Laura).
As casas são feitas de pedras (Gustavo), em xisto (Todos), em cima umas das outras (Mª Inês), parecem um puzzle e as portas e janelas são de madeira (André e Afonso).

Sem comentários:

Enviar um comentário