quinta-feira, 5 de abril de 2018

A Primavera vem chegando…


... e bem devagarinho chegámos ao Baixo Alentejo.
Fomos “à procura da Primavera” na nossa Quinta…vimos árvores em flor, ouvimos os pássaros, sentimos o sol a aquecer, vimos o céu azul e as cores das flores, corremos, brincámos e rimos em plena natureza.

Na sala, tínhamos aprendido a poesia da primavera e ouvido a história “Cem sementes que voaram” de Isabel Minhós Martins.
Fomos à caça dos ovos com os amigos da sala dos 5anos 2, mas o coelho da Páscoa deve ter andado por lá e deve ter comido um deles, porque não o conseguimos encontrar, mas assim aprendemos a ajudar, a partilhar e a ser amigos. Encontrámos a professora de música e até tivemos uma aula primaveril ao ar livre.
Baixo Alentejo
“O Baixo Alentejo fica por baixo do Alto Alentejo”(A.L.); “E no Baixo Alentejo “tá” ali o rio Guadiana” (T.B.); “No Baixo Alentejo há muitos pastores com as ovelhas”(A.P.); “E há muitas oliveiras que é a árvore que dá as azeitonas”(G.B.S.); “…e com as azeitonas faz-se o azeite”(B.J.). “E nós temos ali os ramos de oliveira que a Amélia trouxe” (G.S.).
“Eu gostei de comer o pão alentejano com azeite e as azeitonas”(M.B.); “…e também comemos o queijo de ovelha e o chouriço”(T.C.).

“O meu avô Zé veio cá à escola porque ele é do Baixo Alentejo, ele é alentejano”(A.R.); “Ele disse que era um compadre alentejano”(G.B.S.); “E os amigos vestiram o “pacote” alentejano(A.R.); “…é o capote”(C.G.); “O capote alentejano é um casaco grande, até aos pés para quando está muito frio”(R.S.); “É para os pastores vestirem quando iam guardar as ovelhas”(C.G.); “E o avô também trouxe o chapéu alentejano”(A.R.); “Mas faltava as botas”(A.R.).
“Gostei de ouvir os senhores a cantar o Cante Alentejano(G.R.); “Os homens é que cantam”(R.S.); ”Os homens fazem assim aos braços”(G.B.S.); “…e abanam para um lado e para o outro devagarinho como a música deles”(G.S.); “Os senhores têm coletes e um chapéu na cabeça”(R.S.); “E nós ouvimos eles a cantarem a canção da oliveira”(G.B.S.); “…da rama da oliveira”(M.B.); “Que é onde está as azeitonas”(G.B.S.).
“Gostei de aprender sobre o instrumento do baixo Alentejo, tem um pau grande e em baixo é feito de barro”(L.G.); “Chama-se sarronca”(B.J.).

Sem comentários:

Enviar um comentário