quinta-feira, 26 de abril de 2018

Descobrir o Algarve


“O Algarve fica ali mesmo em baixo no mapa de Portugal”(H.P.); “…e ao pé do oceano Atlântico e também fica ao pé de outro país que é a Espanha”(G.B.S.).
“No Algarve há muitas praias, porque o Algarve é quente e está lá muito calor”(G.R.); “…e porque o Algarve está ao pé do mar e as pessoas vão para a praia”(H.P.). “No Algarve há muito peixe porque está ao pé do mar e os senhores vão nos barcos à pesca apanhar o peixe”(L.S.). “E no Algarve também há muitos búzios, mexilhões e ameijoas”(J.C.).
“No Algarve há muitas amendoeiras, são as árvores das amêndoas e têm muitas flores brancas” (A.L.); “E tu contaste a Lenda das Amendoeiras do Algarve, o rei casou com uma rainha que era de muito longe”(A.M.); “…no país dela havia neve”(M.V.); “…mas a rainha estava sempre triste”(A.M.); “Porque tinha saudades da neve”(T.P.); “Depois o rei disse para plantarem muitas árvores das amendoeiras”(M.M.); “…e a rainha pensou que era neve, porque as flores das amendoeiras são brancas e parecia neve”(R.S.).”Eu gostei de fazer o desenho da história e ir apanhar as florinhas brancas para colar”(L.G.).
“Vimos a dança do Algarve, que é o Corridinho, é muito depressa a girar” (A.P.); “Eu gostei de ver o Corridinho, os homens tiram o chapéu e as senhoras põem o pé para cima e os braços no ar”(A.M.).
“Eu gostei de ouvir o acordeão, o Gonçalo trouxe o dele lá de casa. E no Corridinho, eles também tocam o acordeão” (T.P.).”Eu gostei de dançar o Corridinho”(M.B.).
“No Algarve há os bolos que se chamam “Rodrigos”(T.C.).
“Nós vimos as chaminés das casas do Algarve e a Amélia fez a casa do Algarve com a chaminé, foi com a pedra da calçada”(B.J.).
 “No Algarve há muitas laranjas”(L.G.); “E a Matilde também trouxe as laranjas do Algarve e eram boas” (M.M.); “E a Amélia trouxe as amêndoas que têm a casca dura e têm que se partir”(M.B.).
“Eu gostei de ver as conchas da praia, foi a Matilde que trouxe porque foi ao Algarve e ela deu aos amigos”(A.R.). “Eu fui ao Algarve e vi as praias e apanhei as conchinhas na praia”(M.V.).

“Quando a Matilde deu as conchinhas aos amigos, nós cantámos a canção das conchas”(M.R.); “E hoje aprendemos a canção da “tia de Loulé”(S.R.);”…é a tia Anica de Loulé”(R.S.); “…é a canção do Algarve”(S.R.).
“Eu gostei de aprender sobre o Algarve porque é para aprender Portugal” (C.G.).

Sem comentários:

Enviar um comentário