quinta-feira, 12 de abril de 2018

Tradição da Páscoa


Pela Páscoa a tradição é fazer folar doce ou salgado. Nós fomos experimentar a tradição de Trás os Montes e fizemos folar salgado (de queijo e fiambre) para o lanche.

Pinceladas
Para ilustrar a Beira Alta pincelámos azulejos. Para dar significado a esta zona, à costa portuguesa e à arte xávega, pintámos os azulejos com vários tons de azul e decalcámos peixinhos com tinta e areia da praia. As pintinhas vermelhas, verdes e amarelas representam as cores das casas da Costa Nova (Aveiro). E assim, no muro da nossa quinta podemos percorrer o nosso Portugal.

Histórias Vividas
Durante a semana anterior brincámos e vivenciamos experiências com as seguintes histórias: “Afinal o Caracol” e “Ovelhinha dá-me lã”.
Afinal o Caracol é uma história baseada num poema de Fernando Pessoa. Ouvimos a história e vimos as ilustrações e, também ouvimos o cd com o poema declamado por crianças pequenas.
No chão tínhamos um caracol gigante, que o tivemos que percorrer.
Ovelhinha dá-me lã é uma história simples e que fala de peças de roupa que se faz com lã. Esta história não foi contada a partir de um livro, mas sim de PowerPoint.
Numa folha de papel de cenário estava desenhada uma ovelha grande e nela colámos “mexa”. “Mexa” é a fase anterior ao fio de lã. É muito suave e fofa.

O que estas histórias têm em comum, é que são de autores portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário