quarta-feira, 30 de maio de 2018

Descobrir o Arquipélago dos Açores


“Os Açores ficam no oceano Atlântico”(M.B.); “São muitas ilhas, são 9 ilhas”(H.P.). E eu sei o nome da ilha de S. Miguel, Corvo, Flores, Santa Maria…”(S.R.), “…Terceira e Pico”(A.P.), “…S. Jorge”(G.B.S.), “…falta Graciosa”(Vanda), “…e Faial”(B.J.).
“Nos Açores há muitas vacas que dão o leite dos Açores”(B.S.). “Nos Açores há a ilha de S. Miguel(T.P.) “Eu trouxe o pano dos Açores com as 9 ilhas. O avô já foi às ilhas todas.(B.J.).”Eu também fui à ilha das Flores(A.R.), ”Eu gostei de aprender que as vacas dão o leite”(G.R.), “Há muitas vacas porque nos Açores há muita erva para elas comerem(C.G.). “Trouxe leite Açores”(F.J.).
Há o queijo dos Açores, é picante mas era bom, eu gostei”(A.M.).”Eu trouxe o queijo dos Açores para nós experimentarmos”(G.S.).”Eu gostei de comer o queijo”(M.M.).
“Eu já fui aos Açores e contei aos amigos do pássaro dos Açores, é o “Cagarro” e nós ouvimos ele cantar ali no computador”(A.R.).
“Há o chá dos Açores, que são aquelas folhinhas que é para fazer o chá, põe-se a água no fogão e quando estiver muito quente põe-se as folhas do chá dos Açores”(T.C.).
“E há muito ananás nos Açores”(G.B.S.).”Eu trouxe o abacaxi e nós comemos cá na sala”(A.P.).
“Nos Açores, há muitos golfinhos”(L.G.), “…e dantes havia as baleias”(T.P.).
“Eu gostei de ver as flores dos Açores”(J.C.), ”São as “hortênsias”(hortenses) e são azuis”(S.R.), “…e também são cor de rosa, nós fomos à procura cá na nossa “Quinta” e só vimos as cor de rosa, as outras ainda não tinha nascido a flor”(R.S.).
“Eu gostei de ver as lagoas, a Lagoa do Fogo e a Lagoa das 7 cidades”(M.V.); “E nós aprendemos a história da lenda das Lagoas(M.M.), “A princesa dos olhos azuis apaixonou-se pelo pastor de olhos verdes mas o rei zangou-se e não queria que eles nunca mais se vissem, eles choraram muito e ficou as Lagoas azul e verde”(M.B.).”E nós também fomos pintar e fazer o desenho das Lagoas”(B.S.).

“Gostei de ver os buracos que deitam fumo”(L.S.), “…as furnas”(B.S.), “…é fumarolas”(C.G.), “…que são para fazer o cozido dos Açores”(B.J.), “É a comida que vai a cozer dentro dos buracos que estão muito quentes”(A.P.), “porque têm água quente a ferver”(G.B.S.), “O cozido tem a carne, batatas, cenoura e couve”(T.P.).
“Eu gostei de dançar a dança dos Açores, e também aprendemos a canção “Ponha aqui o seu Pézinho”(G.S.).

“Eu fui aos Açores de avião e gostei muito. Gostei das flores. E gostei de ir à fábrica do chá e também vi as vacas, muitas vacas. E tirei a fotografia com as vacas e também gostei de ver a Lagoa verde e azul. E trouxe os postais para ao amigos verem”(R.S.).
“Hoje fizemos as queijadas dos Açores”(A.P.), “Pusemos ovos, farinha, manteiga, mel, limão”(M.R.), “…e canela(todos), “e depois mexemos muito e foi ao forno”(A.P.), “Foi naquelas forminhas ao forno e começaram a crescer e já cheirava bem”(M.V.). “E nós comemos ao lanche e estavam uma delícia”(M.V.). “E também comemos as tostas da Joana com a manteiga dos Açores que eu trouxe”(T.P.).
“E acabámos as regiões de Portugal”(B.S.).”Andámos a “Descobrir Portugal”(L.G.). “E a aprender sobre muitas coisas”(G.S.). “Aprendemos as danças de Portugal”(M.V.). “Comemos a comida de todo o Portugal”(G.B.S.). “E vimos as roupas de toda a região de Portugal”(A.P.). “Aprendemos as histórias muito antigas das cidades de Portugal”(C.G.). “Vimos os animais e as flores”(R.S.). “Aprendemos as músicas e as canções de Portugal”(H.P.).”E também vimos os instrumentos”(T.P.). “Eu gostei de aprender muito sobre Portugal”(M.V.).


Sem comentários:

Enviar um comentário