“(...)
as rotinas da creche, a alimentação, o repouso, a higiene... funcionam como
eixos globalizadores, em torno dos quais se deve articular a ação educativa da
creche.”
(Marchão, 1998, p. 11)
As situações de rotina constituem momentos privilegiados
de interação adulto/ criança, durante as quais os adultos conversam com as
crianças, estabelecendo uma relação afetuosa individualizada, uma vez que cada
uma delas é única e tem necessidades diferentes.
De carácter individualizado e flexível, as rotinas são
também momentos de trocas intensas e de aprendizagens significativas, em que se
promove a independência e a autonomia.
O acolhimento, a mudança da fralda, as refeições e o
repouso, fazem parte de uma rotina diária organizada que deve ser mantida,
sendo, no entanto flexível, tendo em atenção as necessidades de cada criança,
respeitando os diferentes ritmos, hábitos e preferências de cada criança.
Estas rotinas proporcionam à criança segurança e orientam
a sua ação, pois vão progressivamente adquirindo uma noção de tempo e de espaço
e percebendo a sequência dos vários acontecimentos diários.
Cada
vez mais, estamos a adaptar-nos à nossa rotina da Creche e assim sentimo-nos
mais seguros e confiantes.
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