segunda-feira, 22 de outubro de 2018

A importância das Rotinas



“(...) as rotinas da creche, a alimentação, o repouso, a higiene... funcionam como eixos globalizadores, em torno dos quais se deve articular a ação educativa da creche.”
(Marchão, 1998, p. 11)
As situações de rotina constituem momentos privilegiados de interação adulto/ criança, durante as quais os adultos conversam com as crianças, estabelecendo uma relação afetuosa individualizada, uma vez que cada uma delas é única e tem necessidades diferentes.


De carácter individualizado e flexível, as rotinas são também momentos de trocas intensas e de aprendizagens significativas, em que se promove a independência e a autonomia.
O acolhimento, a mudança da fralda, as refeições e o repouso, fazem parte de uma rotina diária organizada que deve ser mantida, sendo, no entanto flexível, tendo em atenção as necessidades de cada criança, respeitando os diferentes ritmos, hábitos e preferências de cada criança.



Estas rotinas proporcionam à criança segurança e orientam a sua ação, pois vão progressivamente adquirindo uma noção de tempo e de espaço e percebendo a sequência dos vários acontecimentos diários.
Cada vez mais, estamos a adaptar-nos à nossa rotina da Creche e assim sentimo-nos mais seguros e confiantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário