quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Brincando com a matemática


Desta vez estivemos “a brincar a trabalhar” com o TANGRAM. O tangram é um quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças, chamadas tans: 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelograma. Utilizando todas essas peças sem sobrepô-las, podemos formar várias figuras.
Começámos por “brincar” livremente com as peças

Depois, com o apoio de figuras feitas com estas peças, tentámos reproduzir algumas

Com o tangram pretendemos consolidar o re/conhecimento das formas geométricas pois é um instrumento bastante facilitador da compreensão das mesmas. Além de facilitar o “estudo” da geometria, desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática e da ciência; contribuindo também para o desenvolvimento da coordenação óculo manual.

História “A Galinha Ruiva”
Com esta história alusiva á época do ano em que nos encontramos, pretendemos não só dar a conhecer mais características do outono como também desenvolver e incutir valores imprescindíveis à vida em comunidade/sociedade. A importância do trabalho de equipa, o ser cooperante (querendo e gostando de ajudar), a amizade. Assim, cada criança fez o seu registo gráfico e recontou o que lhe “tocou e ficou” da história.

Desenvolveram noções temporais, concentração, motricidade fina e reprodução oral através de imagens que se encontravam numa folha sobre acontecimentos da história em que tinham de recortar as imagens, coloca-las por ordem de acontecimentos e depois colá-las numa folha.

Terminámos a abordagem a esta história a fazer o nosso Bolo do outono e o registo da receita

Sem comentários:

Enviar um comentário