Desta vez estivemos “a
brincar a trabalhar” com o TANGRAM. O tangram é um quebra-cabeças geométrico chinês
formado por 7 peças, chamadas tans: 2 triângulos grandes, 2
pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelograma. Utilizando todas essas peças
sem sobrepô-las, podemos formar várias figuras.
Começámos por “brincar” livremente com as peças
Depois, com o apoio de figuras feitas com estas
peças, tentámos reproduzir algumas
Com o tangram pretendemos consolidar o re/conhecimento
das formas geométricas pois é um instrumento bastante facilitador da
compreensão das mesmas. Além de facilitar o “estudo” da geometria, desenvolve
a criatividade e
o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática e
da ciência; contribuindo também para o desenvolvimento da coordenação óculo
manual.
História “A Galinha Ruiva”
Com esta história alusiva á época do ano em que
nos encontramos, pretendemos não só dar a conhecer mais características do
outono como também desenvolver e incutir valores imprescindíveis à vida em
comunidade/sociedade. A importância do trabalho de equipa, o ser cooperante
(querendo e gostando de ajudar), a amizade. Assim, cada criança fez o seu
registo gráfico e recontou o que lhe “tocou e ficou” da história.
Desenvolveram noções temporais, concentração,
motricidade fina e reprodução oral através de imagens que se encontravam numa
folha sobre acontecimentos da história em que tinham de recortar as imagens,
coloca-las por ordem de acontecimentos e depois colá-las numa folha.
Terminámos a abordagem a esta história a fazer
o nosso Bolo do outono e o registo da receita
Sem comentários:
Enviar um comentário