sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Matemática no dia a dia…


Uma amiga nossa trouxe-nos, do seu fim de semana, uma série de “coisas” (Afonso) que apanhou num passeio (Bárbara) que deu com a sua família (Carlota P.).
Ao mostrar-nos o que tinha apanhado começámos a formar conjuntos (Martim).

 Identificaram semelhanças e diferenças entre os objetos e agruparam-nos por atributos, de seguida associaram a quantidade ao número.
De uma forma divertida, prazerosa e agarrando nos interesses e curiosidade das crianças desenvolvemos assim noções e conceitos matemáticos.

“Uma História de Cores”
“Os Senhores Pincéis, com os seus bigodes farfalhudos e a pose imponente, eram personagens importantes que mantinham alinhadas e muito bem comportadas as várias famílias de cores da Caixa de Aguarelas. Um dia, porém, um pequeno acidente veio pôr cobro a essa ordem tão bem alinhadinha fazendo com que algumas cores se misturassem (…)”
Paramos por aqui com a história e fomos fazer experiências…
Misturamos cores primárias para podermos descobrir as secundárias

 EU E TU SOMOS NÓS
Esta semana conversámos sobre o tema anual e, saíram palavras muito bonitas…
“…somos todos importantes (Carlota P.) e diferentes (Afonso)”
“Todos somos um grupo (Martim) e somos amigos (Sebastian) e ajudamos os nossos amigos (Ema) e eles ajudam a nós (Tomás M.)”
No fim desta conversa explicámos que iriamos ter a reunião com todos os pais, surgiu logo a ideia de fazermos um bolo para os pais. Assim o fizemos, porque EU E TU SOMOS NÓS J

Por fim explicámos que iriamos fazer uma atividade muito gira com os pais, quiseram saber o que era, então surgiu logo a ideia de fazerem também (era o que pretendíamos!).
Tanto as crianças como os pais seguiram todas as orientações e, o trabalho final foi magnífico! Fundamentou-se mais uma vez que EU E TU SOMOS NÓS. Demonstrando que a relação com o outro é mutuamente benéfica, e todos juntos, conseguimos mais facilmente alcançar os nossos objetivos e prepararmo-nos para os desafios que encontraremos ao longo da vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário