sábado, 3 de novembro de 2018

Os 5 sentidos

Estivemos à conversa sobre os 5 sentidos e, pensando juntos descobrimos…

AUDIÇÃO = OUVIDO (Tomás M.)
“Podemos ouvir música de rock (Ema), ouvir o Mundo e as pessoas a falarem (Beatriz), ouvir gritos (Martim), ouvir a chuva (Carlota P.), ouvir os passarinhos a cantarem (Lourenço), ouvir os relâmpagos (Sebastian), ouvir assobiar (Rodrigo), ouvir os foguetes e o vento (Santiago), ouvir a buzina do carro (Daniela)”

TACTO (Martim) = MÃOS
“Podemos tocar (Carlota P.), dar um passou bem (Lourenço), pegar em coisas (Sebastian), sentir se é fofinho (Ema), se é rijo ou mole (Alexandre), se está quente ou frio (Bárbara)”

VISÃO (AFONSO) = OLHOS
“Serve para ver (Ema), ver um filme (Beatriz), vemos as coisas para não irmos contra elas (Afonso), vemos se uma coisa é bonita (Matilde), vemos o caminho (Tomás M.)”

PALADAR (Ema) = LINGUA/BOCA =SABOR (AFONSO)
“Se é doce (Matilde), se é amargo (Alexandre), se é azedo (Sebastian), se é macio (Tiago), se é rijo (Bárbara), se é salgado (Alexandre), se é insonso (Joana R.)”

OLFACTO (Ema) = NARIZ (Lourenço)
“Sabemos se cheira mal/bem (Kévim), cheirar as flores (Afonso), cheirar o pão (Carlota A.), se cheira a queimado (Ema), cheirar os doces (Joana V.)

Após estas descobertas, cada um fez um desenho sobre os 5 sentidos!


Fizemos também um pequeno trabalho onde treinámos a concentração, a coordenação, a correspondência e o registo gráfico. 


Canção dos 5 sentidos
Aprendemos a canção dos 5 sentidos e, cada quadra tem uma melodia conhecida. Se quiserem aprender, na sala terão de passar, o placard procurar para assim poderem ler.


Projeto: “É precisa toda uma aldeia para educar uma criança”
Uma manhã diferente, num ambiente diferente, com amigos diferentes, com adultos diferentes, mas muito gratificante para todos. Tivemos o momento das apresentações, em que cada um disse o seu nome e a sala onde costuma estar. De seguida, ouvimos uma história “A Manta” – Uma história aos quadradinhos, que retrata precisamente a importância que pequenas coisas têm na nossa vida, como também o conceito de Família, Parceria, Solidariedade e Partilha, valores tão importantes para todos nós. Cada um fez a sua manta, escolheu o seu retalho de tecido e os trabalhos ficaram o máximo. Brincámos nas áreas da sala e terminámos a almoçar todos juntos no salão do ATL. Foi uma manhã muito divertida, repleta de emoções e novas sensações.


Sem comentários:

Enviar um comentário