quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Semanas ligadas às TRADIÇÕES


Primeiro fomos tentar perceber o que significa a palavra tradição e, depois de pensarmos numa série de situações/acontecimentos concretos, surgiu como respostas:
- “É uma coisa que fazemos sempre?!” Afonso
- “É uma coisa que fazemos todos os anos” Martim
- “É aquilo que vem desde os nossos avós” António
- “É passado de geração em geração” Bárbara
- “Tem a ver com as coisas que comemoramos no nosso país” Lourenço
- “É a cultura do nosso país” Sebastian
- “São coisas que existem há muitos séculos” Ema
Por forma a vivenciarem melhor este “conceito” decidimos contar uma história muito antiga, que vem de há muitas gerações “A chave do Castelo de Chuchurumel”. É uma história lengalenga que apela à concentração e à memória auditiva por ter uma sequência exata, avanço e recuo.

Após contar a história associaram-na logo a uma canção também muito antiga
“Eu sei qual é, é Era uma vez um Cuco” (Alexandre)

O Dia do Pão por Deus
A chuva não nos permitiu comemorar este dia como é costume pela nossa quinta, mas não deixámos de ir pedir o Pão por Deus, só que desta vez fomos até ao Bar

 Idas ao Lar URPITMA
Perpetuando também a tradição das salas dos 5 anos fomos pedir o Pão por Deus aos avós do lar, mas também levámos um miminho! Fizemos umas Broas dos Santos para que se pudessem deliciar à hora do lanche.
Para além do Pão por deus que cada um de nós recebeu ainda tivemos uma outra surpresa, uma mantinha para a nossa cama dos bonecos feita pelas avózinhas. Muito obrigada pelo carinho e dedicação que têm sempre connosco.

 O Dia do S. Martinho
Para este dia festejar começámos por saber qual a origem da comemoração deste dia com a ajuda da “Lenda de S. Martinho”. Depois ouvimos a história da “Maria Castanha” e decidimos fazer cada um, a nossa Maria Castanha.

Passeio/visita ao Museu da Marioneta – Quem vê casa… vê emoções
Conversámos um bocadinho sobre o que são as emoções e que expressões faciais as podem retratar. Depois cada um fez a sua marioneta, demos-lhe um nome e explicámos qual a emoção que a marioneta tinha e porque.


Sem comentários:

Enviar um comentário