quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Brincar…brincar…brincar!


Na nossa sala, os nossos amigos gostam muito de brincar…é a brincar que as crianças crescem, exprimem sentimentos e resolvem conflitos. E cada vez mais, vemos que os mais crescidos da Sala 1 Ano, começam a demonstrar uma maior capacidade de brincar de uma forma mais ativa e participante. Através do brincar, a criança aprende a conhecer-se a si própria e a compreender os outros à sua volta.
“A expressão e comunicação através do próprio corpo a que chamamos jogo simbólico é uma atividade espontânea que terá lugar…na interação com os outros e apoiada nos recursos existentes. Materiais que oferecem diferentes possibilidades de “fazer de conta”, permitem à criança recrear experiências da vida quotidiana, situações imaginárias e utilizar os objetos livremente, atribuindo-lhe significados múltiplos”. IN “Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar”, p.60.

Também gostamos muito de ouvir e ver histórias. As crianças desenvolvem e exercitam a capacidade de ouvir, estimulam a sua capacidade de atenção e memória, enriquecem o seu vocabulário e linguagem. Os livros devem ser manipulados pelas próprias crianças, ao folhear, passar de uma página para a outra desenvolvem não só a motricidade fina como também a segurança e confiança no que são capazes de fazer. É importante garantir a riqueza da narrativa literária desde os primeiros anos de vida o que contribuirá para o desenvolvimento do pensamento lógico, da linguagem, da imaginação e da personalidade da criança.
O nosso amigo “Quá, Quá” foi visitar a família do V. L. e trouxe-nos dentro da caixinha, imagem… instrumentos musicais e brinquedos sonoros que faziam barulhos.. Muito obrigada à família do V.L. pela colaboração e partilha o que nos proporcionou uma manhã bem divertida, musical com momentos de surpresa e alegria.
Esta semana, fizemos uma brincadeira das nossas espontâneas mas…esta as amigas crescidas não gostaram muito. Nós brincávamos com os cortinados a fazer “cúcú”, e riamos e riamos…estávamos mesmo divertidos e elas só gritavam: “Saiam daí! Olha, que isso vos cai tudo em cima. Ainda não ouviram?” E nós nada, não fizemos nada do que elas disseram e continuamos com a nossa diversão. E sabem, o que elas fizeram? Acabaram com a nossa brincadeira! Puseram os cortinados lá para cima das prateleiras…nós ainda nos esticámos para conseguir lá chegar…e elas diziam: ”Eu disse, vocês não ouviram.” e outra tirava fotografias e ria-se!. Para a semana temos que imaginar outra brincadeira. Fiquem atentos!


Sem comentários:

Enviar um comentário