quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Cantilena das 5 vogais


Para conhecermos melhor as vogais, temos recorrido aos materiais do Método Fenomímico da Paula Teles, concebidos para o desenvolvimento de cada uma das competências necessárias à aprendizagem da leitura e escrita, pressupondo-se que seja uma aprendizagem lúdico-pedagógica.

Então, nas ultimas 3 semanas temos andado a descobrir as vogais. Já aprendemos a cantilena do I, do O e do U e andamos muito entusiasmados a tentar descobrir palavras que comecem com estas vogais, tanto na sala como em casa com a ajuda dos pais.

“A Sara tem um grande coração”

Foi a história escolhida para ouvirmos e refletirmos esta semana. Ainda com o intuito de promover condições para o autoconhecimento de cada criança, reconhecendo as emoções e capacitando-as para expressarem e valorizarem os seus sentimentos e respeitarem os dos amigos.
Após ouvirmos a história cada um foi fazer o desenho daquilo que lhe ficou da história…

Depois cada um refletiu um pouco sobre si próprio e como será o seu coração…de que tamanho?
E surgiram assim algumas das seguintes respostas:

“O meu coração é pequeno e leve, porque eu sou pequena, mas amo os meus pais e o meu irmão e gosto de os ajudar”
“o meu coração é médio porque ando a sonhar pouco, mas estou alegre e tenho amigos para brincar”
“O meu coração eu acho que é mais ou menos grande, porque tenho muitas pessoas que gostam de mim, porque me ajudam muitas vezes e eu também gosto de ajudar as pessoas”
“O meu coração é muito grande porque eu tenho muito amor”

Finalizámos este trabalho com pintura em aguarela “O tamanho do meu coração”


Sem comentários:

Enviar um comentário