sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

“Com as mãos na massa…”


“Tal como defendem alguns teóricos da educação artística (Swanwick), a criança até aos 6 anos centra os seus interesses artísticos essencialmente nos aspectos mais sensoriais e manipulativos dos materiais…IN “As Artes no Jardim de Infância” de José Carlos Godinho e Maria José Nunes de Brito.
Realizámos uma atividade plástica utilizando farinha e água, com essa massa, as crianças experimentaram sensações diferentes ao explorar, tocar, mexer, esticar, fazer bolinhas e rolinhos, partir aos bocadinhos e até provar…utilizando vários sentidos como a visão, o tacto, o paladar…e desenvolvendo também a sua motricidade fina.
Ao princípio, muitos não quiseram mexer na massa mas depois até se divertiram e gostaram.


O nosso amigo “Quá, Quá” foi visitar a família do P.A. e trouxe-nos dentro da caixinha, algo que nós adorámos e nunca nos cansamos:Bolinhas de Sabão. Também cantámos a canção que a professora de música nos ensinou da “Bolinha de Sabão” e rimos e rimos ao tentar apanhar as bolinhas. Muito obrigada à família do P.A. pela colaboração e partilha o que nos proporcionou uma manhã bem divertida, com muitos gritinhos de surpresa e alegria.
Temos uma brincadeira que fazemos em grupo espontaneamente, encostamo-nos ao armário e vamos todos a correr, a gritar eh,eh e a rir…a rir…Sabem, as amigas crescidas também quiseram brincar e então elas contavam 1, 2, 3 e lá íamos nós! Depois nós também já contávamos 1, 2, 3 e elas também correram connosco.


Sem comentários:

Enviar um comentário