quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Continuamos sempre a brincar…brincar…brincar!


Na sala do berçário, os nossos amigos também gostam muito de brincar…desde bebés que o brincar está inerente na criança, ao simples olhar e observar, ao ouvir e dar atenção, ao levar os objetos à boca, ao querer agarrar, tocar e mexer nos objetos mais próximos, ao vira-los para um lado e para o outro, ao pôr e tirar daqui para ali…tudo começa neste jogo de aprendizagens.
Cada objeto com a sua própria textura, cor, forma e tamanho, dá a cada criança muita informação. Para além de a divertir, o brincar estimula o seu crescimento e desenvolvimento, levando-a a descobrir o que a rodeia. E também temos brincadeiras das nossas como os amigos da sala 1 ano, pois… tiramos tudo dentro das gavetas e pomos lá para dentro os nossos sapatos.
Segundo Winnicott, “o ato de brincar desenvolve-se numa área intermédia entre o mundo real e o imaginário…enquanto uma criança brinca e encontra prazer no que está a fazer…não nos devemos preocupar, pois está a aprender!”

Brincar com Fantoches
Esta semana apareceu na sala uma caixa cheia de fantoches de vários tipos e formas, coloridos e sobretudo representando animais…uns mais conhecidos como o cão “ão…ão”, a ovelha “mé…mé” e o pato “quá…quá” e outros menos como o dragão…”ai que susto!”
A utilização de fantoches facilitam a expressão e a comunicação através “de um outro”, servindo também de suporte para a criação de pequenos diálogos, histórias, etc.” IN Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar”.p.60
O nosso amigo “Quá, Quá” foi visitar a família do S. R. e trouxe-nos o jogo do cão “Mauzão”…ai que susto! Primeiro o cão estava a dormir e depois acordava quando nós estávamos a retirar os ossos dele, e claro ficava zangado. A amiga crescida gritava e assustava-se mais do que os meninos, ainda houve 2 que choramigaram mas depois houve colinho e beijinhos. Muito obrigada à família do S.R. pela colaboração e partilha o que nos proporcionou uma manhã bem divertida, com muitas emoções e até sustos.
Esta semana aproveitando uns livros que vinham na mochila de um amigo, vimos as histórias do “Oh!” e “Hora de dormir” e nós gostamos sempre muito.


Sem comentários:

Enviar um comentário