quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

“O AMOR é um sentimento bonito… “ (Sebastian)


Assim começámos mais uma semana a falar de sentimentos, dedicando esta semana ao AMOR.
Tivemos uma conversa em grande grupo que deu “pano para mangas”, surgindo até a questão dos diferentes Amores (entenda-se diferentes tipos de amor).
“Cada um sente uma coisa diferentes (Sebastian)”
“Não podemos ter o mesmo tipo de amor por todas as pessoas e cada um de nós gosta mais de uma pessoa (Bárbara)”
“Quando uma pessoa gosta de outra quer dizer que está apaixonada (Alexandre)”
“Às vezes também podem os corações bater de maneira diferente (Afonso)”
“O amor é diferente porque as pessoas são diferentes (André)”
“Quando as pessoas estão apaixonadas por outras têm um amor diferente (Raquel)”
“Os diferentes amores que podemos sentir são a amizade (Martim), a paixão (Lourenço), a alegria (Afonso), o amor pelos avós (Lourenço), pelos tios (André), pelos primos (Tiago), pelos nossos animais (Tomás M.) pelos pais (Sebastian) e pelos irmãos (Leonor).

Depois desta grande conversa ouvimos a história “O que é o Amor” e, decidimos fazer um placard com corações ilustrados e com a mensagem de cada um sobre AMOR É…

Lanche da AMIZADE e do AMOR
Para o dia dos namorados, decidimos comemorar o dia com um grande lanche partilhado com os amigos dos 5 anos 1.
Então pela manhã pusemos mãos à obra e fizemos dois bolos um de chocolate e um de laranja (perguntem aos vossos filhotes como o fizeram, ajudam a estimular a memória e a consolidar conhecimentos matemáticos Resultado de imagem para smile a piscar olho) depois de feitos cortámos o bolo de chocolate em corações, os amigos da sala dos 5 anos 1 fizeram as sandes e decoraram-nas com corações, tinhamos gomas em forma de coração…
Decorámos o papel/toalha para colocar nas mesas com corações e flores… enfim tinhamos um mega lanche preparado e estava tudo delicioso…



Noções matemáticas na onda do AMOR …
Aproveitando esta temática tão sensível e gratificante para as nossas crianças, decidimos a dar inicio à noção de soma. Primeiro realizámos um jogo em grande grupo em que cada criança tinha um determinado número de peças e o que acontecia depois sempre que um amigo lhe dava outra(s) peças? Passámos da expressão juntar para somar sem grande dificuldade
Depois consolidámos o conhecimento realizando um pequeno trabalho com registo escrito.

Sem comentários:

Enviar um comentário