Na
sala do berçário apareceu um cesto com variados objetos para os mais pequeninos
explorarem…
Elinor
Goldschimied desenvolveu uma “experiência de brincar e de aprendizagem”
centrada no cesto dos tesouros e no jogo heurístico em contexto de creche. A
palavra heurístico deriva do grego e significa “descobrir ou adquirir
compreensão de algo”.
“O
“brincar” heurístico define-se na apresentação de objetos do quotidiano de
diferentes formas e funções às crianças, tendo em vista a exploração sensorial
dos 5 sentidos (olfato, tato, paladar, visão e audição) de forma espontânea
individual ou em interação com os seus pares”.IN “O jogo heurístico: descobertas e aprendizagens na creche”. Revista
APEI – Cadernos de Educação de Infância nº 98. Jan/Abr. 2013.
Na
nossa sala a curiosidade dos mais pequenos foi enorme e logo se puseram a
querer agarrar, mexer, sentir, explorar os objetos do dia-a-dia (limão,
tigelas, colher, copos, canecas, colher de pau, tule, caixas, rolos, etc.) que
lhes foi apresentado.
“O
jogo heurístico permite à criança desenvolver as suas capacidades cognitivas,
ter níveis mais elevados de concentração, observação, memorização, previsão e
de comunicação.” IN “O jogo heurístico:
descobertas e aprendizagens na creche”. Revista APEI – Cadernos de Educação de
Infância nº 98. Jan/Abr. 2013.
Esta
semana o pato “Quá Quá” veio da casa do F. L. com muitas surpresas, trouxe-nos
o Comboio das emoções, com fotografias do F. L. acompanhado da família em
locais e atividades que o fazem sentir feliz. Ouvimos uma história ao som de
música e imaginem a olhar as estrelas no teto…foi magia. Depois foi uma animação
e uma grande alegria ao dançarmos as músicas com o Panda. E ainda houve bolo
para a sobremesa. Muito obrigada à família do F. L. que nos proporcionou uma
manhã rica em emoções sensoriais, auditivas, visuais e gustativas.
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