quinta-feira, 21 de março de 2019

Cesto dos Tesouros – Jogo heurístico


Na sala do berçário apareceu um cesto com variados objetos para os mais pequeninos explorarem…
Elinor Goldschimied desenvolveu uma “experiência de brincar e de aprendizagem” centrada no cesto dos tesouros e no jogo heurístico em contexto de creche. A palavra heurístico deriva do grego e significa “descobrir ou adquirir compreensão de algo”.
“O “brincar” heurístico define-se na apresentação de objetos do quotidiano de diferentes formas e funções às crianças, tendo em vista a exploração sensorial dos 5 sentidos (olfato, tato, paladar, visão e audição) de forma espontânea individual ou em interação com os seus pares”.IN “O jogo heurístico: descobertas e aprendizagens na creche”. Revista APEI – Cadernos de Educação de Infância nº 98. Jan/Abr. 2013.
Na nossa sala a curiosidade dos mais pequenos foi enorme e logo se puseram a querer agarrar, mexer, sentir, explorar os objetos do dia-a-dia (limão, tigelas, colher, copos, canecas, colher de pau, tule, caixas, rolos, etc.) que lhes foi apresentado.
“O jogo heurístico permite à criança desenvolver as suas capacidades cognitivas, ter níveis mais elevados de concentração, observação, memorização, previsão e de comunicação.” IN “O jogo heurístico: descobertas e aprendizagens na creche”. Revista APEI – Cadernos de Educação de Infância nº 98. Jan/Abr. 2013.
Esta semana o pato “Quá Quá” veio da casa do F. L. com muitas surpresas, trouxe-nos o Comboio das emoções, com fotografias do F. L. acompanhado da família em locais e atividades que o fazem sentir feliz. Ouvimos uma história ao som de música e imaginem a olhar as estrelas no teto…foi magia. Depois foi uma animação e uma grande alegria ao dançarmos as músicas com o Panda. E ainda houve bolo para a sobremesa. Muito obrigada à família do F. L. que nos proporcionou uma manhã rica em emoções sensoriais, auditivas, visuais e gustativas.


Sem comentários:

Enviar um comentário