sexta-feira, 1 de março de 2019

Pequenas Grandes Conquistas…


Temos tido grandes conquistas ao nível da motricidade global, capacidades finas e de autonomia: uns começaram a gatinhar…outros a porem-se de pé… outros começaram a andar…ou a comer sozinhos…
No berçário, alguns dos mais pequeninos já começaram a Gatinhar…
“O gatinhar é um processo fundamental para o desenvolvimento motor do bebé, antes de se pôr em pé, todo o seu corpo precisa de passar por um processo de maturação. Promove também o conhecimento do seu esquema corporal desenvolvendo o sentido do tato quando o bebé sente as diferentes texturas dos objetos que vai encontrando” In Revista Educadores de Infância: Crescer na Creche.
Também já nos sentamos à mesa, para fazer as refeições e os mais “velhos” já comem muito bem a comida inteira como os crescidos.
Situações Divertidas
Às vezes, não entendemos as nossas amigas crescidas. Dizem para arrumar…Cantam e cantam a canção do Arrumar e depois nós arrumamos a sala todinha, pomos os brinquedos na caixa, vamos sentar no tapete à espera da história e elas nada. E nós ali à espera, há tanto tempo.
Outra…dizem-nos: “Vai lá buscar uns brinquedos para a bebé”…nós vamos…trazemos aqueles que achamos que a bebé deve brincar…Às vezes, é verdade exageramos um pouco e trazemos TODOS os brinquedos do cesto…depois dizem-nos “Vai lá arrumar, não é preciso tudo”! Ninguém as entende!
O nosso amigo “Quá, Quá”, esta semana foi visitar a família do O.C. que nos trouxe de sua casa para brincarmos na nossa sala, um mini cesto de basquetebol. Muito contentes e com vontade de experimentar um jogo diferente, com destreza e habilidade motora conseguimos encestar, foi uma alegria e até havia música e tudo. Batemos palmas, foi uma festa. Divertimo-nos muito, obrigada à família da O.C. pela colaboração e partilha o que nos proporcionou uma manhã bem divertida e cheia de emoções. Obrigada também pelo CD com músicas infantis que nos ofereceram pois nós adoramos dançar.

Brincadeiras Nossas
Não paramos de brincar, estamos sempre em constante movimento e a experimentar brincadeiras novas com aquilo que encontramos na sala, ora vejam:
Gostamos muito de brincar/jogar com as bolas, atiramos, damos pontapés…mas depois elas ficam todas debaixo dos móveis mas nós já encontramos uma solução…fomos buscar um brinquedo comprido e “zuca” lá veem elas! Resolvido!

Pomos os colchões em pé, encostamo-nos a eles, depois atiramos para o chão o colchão e nós também vamos atrás e caímos em cima deles…que rica diversão, o que nós gostamos de fazer isto!
Tal como nos dizia, Helena Santa Clara, no Encontro Regional de Profissionais de Educação de Infância, “As crianças desde cedo, devem ter oportunidades para explorar o meio ambiente, ter uma grande variabilidade de experiências motoras que lhe permitam melhorar e aperfeiçoar as suas competências da motricidade global.”

Sem comentários:

Enviar um comentário