quinta-feira, 11 de abril de 2019

Pintura com pincel


“Se observarmos uma criança durante uma atividade, constatamos que desde o momento em que deixa uma marca com os seus dedos numa massa, ou pega num pincel, ou rasga um bocado de papel, começa a aperfeiçoar a sua motricidade fina e cada vez mais, a vai ajustando à sua capacidade e necessidade de agir, explorar, perceber, pensar e sentir. Sabemos também que as variadas experiências destes primeiros anos atingem o seu ponto máximo de expressão através da linguagem plástica” IN revista Educadores de Infância. Texto “A Expressão Plástica na Creche”. p.12, 13.
Aqui estamos nós numa atividade de pintura com pincel.

Gostamos muito de brincar com as caixas de encaixe, mas não estamos só a brincar, estamos a desenvolver muitos conceitos matemáticos: tamanho, forma, ordenar, além de estimular a coordenação motora e a motricidade fina.
Esta semana o pato “Quá Quá” veio da casa do A.P. e trouxe-nos o cesto das molas e algumas molas coloridas, pois é uma das suas brincadeiras preferidas lá de casa. E não é que todos gostaram imenso, fomos buscar mais molas, outra caixa e foi uma diversão. Pôr e tirar dentro da caixa, fazer filas de molas, tentar encaixar umas nas outras, pôr na boca…foram algumas das atividades espontâneas que realizaram com estes objetos tão comum nas nossas casas e que todas as crianças adoram brincar. Muito obrigada à família do A. P. que nos proporcionou uma manhã bem divertida e rica em novas aprendizagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário