“Se
observarmos uma criança durante uma atividade, constatamos que desde o momento
em que deixa uma marca com os seus dedos numa massa, ou pega num pincel, ou
rasga um bocado de papel, começa a aperfeiçoar a sua motricidade fina e cada
vez mais, a vai ajustando à sua capacidade e necessidade de agir, explorar,
perceber, pensar e sentir. Sabemos também que as variadas experiências destes
primeiros anos atingem o seu ponto máximo de expressão através da linguagem
plástica” IN revista Educadores de
Infância. Texto “A Expressão Plástica na Creche”. p.12, 13.
Aqui
estamos nós numa atividade de pintura com pincel.
Gostamos
muito de brincar com as caixas de encaixe, mas não estamos só a brincar,
estamos a desenvolver muitos conceitos matemáticos: tamanho, forma, ordenar,
além de estimular a coordenação motora e a motricidade fina.
Esta
semana o pato “Quá Quá” veio da casa do A.P. e trouxe-nos o cesto das molas e
algumas molas coloridas, pois é uma das suas brincadeiras preferidas lá de
casa. E não é que todos gostaram imenso, fomos buscar mais molas, outra caixa e
foi uma diversão. Pôr e tirar dentro da caixa, fazer filas de molas, tentar
encaixar umas nas outras, pôr na boca…foram algumas das atividades espontâneas
que realizaram com estes objetos tão comum nas nossas casas e que todas as
crianças adoram brincar. Muito obrigada à família do A. P. que nos proporcionou
uma manhã bem divertida e rica em novas aprendizagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário