quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Bem-vindos à Creche


Este mês vamos estar totalmente dedicados à fase de adaptação das nossas crianças, aos adultos, ao grupo de pares e claro ao espaço físico.

Desta forma, queremos deixar  um pequeno trecho do livro “O grande livro da criança” a ter presente nesta fase tão importante para todos



 A forma positiva como os pais devem encarar esta separação dos seus filhos é muito importante para a sua adaptação. A decisão de pôr a criança na Creche é fundamental, pois à medida que crescem, as crianças precisam de outras crianças da mesma idade para brincarem e terem as mesmas oportunidades de aprendizagem em grupo”

In “O grande livro da Criança” de T. Berry Brazelton

Agradecemos de coração o facto de nos confiarem o vosso bem mais precioso, retribuindo-o com o extremo cuidado que iremos ter no cuidar, tratar, mimar, ajudar a crescer de forma Feliz, o mais tranquilamente possível.


Contacto com situações novas

A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu círculo familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades.”

In Manual Qualidade de Creche.





A adaptação à creche é uma fase de transição quer para a criança, quer para as famílias que deixam os seus filhos na mesma. É um processo contínuo e gradual em que ambos os intervenientes se vão habituando à nova rotina. Aos poucos, a criança vai criando vínculos com os educadores e auxiliares, sentindo-se cada vez mais segura.

É importante ter presente que o período de adaptação depende da criança, da família e de possíveis experiências anteriores.


Que seja um ano pleno de FELIZES conquistas!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário