terça-feira, 24 de novembro de 2020

Tema anual

"As forças mais profundas que vivem no íntimo da criança, só podem ser tocadas e avivadas pelo brinquedo mais sadio do mundo: o brinquedo chamado natureza." Rudolf Kishnick.

Este ano, iremos continuar com o tema anual do ano passado, “Um Brinquedo chamado Natureza”. A escolha do nosso tema incidiu da importância do meio exterior/natureza como meio de aprendizagem inerente à criança.

A criança tem necessidade de brincar independentemente do seu contexto. Brincar é algo significativo para as crianças…é a sua forma de abordar a realidade. Quando a criança transforma a natureza no seu próprio brinquedo, dá sentido pleno ao brincar, como forma de aprendizagem.


Tal como nos diz Ana Lúcia Machado: O melhor brinquedo para a criança é a própria natureza. A graça para a criança ao brincar está em subverter os objetos e transformá-los em brinquedos, em algo diferente e novo”.


“Bolotas, paus, pedras, folhas, bugalhos, galhos,…”

“A natureza tem a força necessária para despertar um campo simbólico criador na criança” Gandhi. Esta é a magia do brincar na natureza, a mágica dos brinquedos naturais, que sem forma estruturada e função definida, permitem infinitas possibilidades, algo sempre diferente e novo. Esta é a força interior das crianças em ação. Elas subvertem materiais, criam brinquedos e inventam histórias de acordo com o enredo de suas brincadeiras”.

 “Vamos todos no comboio” “Agora salto eu, assim para não cair no lago…”

“Estou a tocar tambor” “Estamos aqui na caverna do urso”

E na nossa “Quinta da Boa Vista” temos uma natureza maravilhosa, uma floresta para explorar, tantos espaços exteriores para brincar e tanto a Aprender.

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